Inscrições ao Prêmio CNA Brasil Artesanal 2025 Geleias estão abertas e vão até 23 de fevereiro
Entidade premiará cinco finalistas em duas categorias (simples e mista) com valores em dinheiro
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA Brasil) está promovendo o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2025 Geleias. As inscrições vão até 23 de fevereiro e premiará os cinco finalistas de duas categorias, simples e mista, com valores em dinheiro.
Produtores de todo o Brasil interessados no concurso devem ter produção anual de até 50 toneladas de geleia, simples ou mistas, e atender à legislação vigente. As inscrições devem ser feitas no site do Sistema CNA/Senar, por meio do preenchimento da ficha de inscrição. O regulamento também está disponível para consulta.
O evento é promovido pela CNA em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/SAA-SP) e o Sebrae Nacional.
O primeiro concurso de produtos artesanais e tradicionais de 2025 será dividido em duas categorias – geleias simples (produção feita apenas com uma fruta ou hortaliça) e geleias mistas (utiliza a mistura de diferentes frutas, especiarias, condimentos, hortaliças em sua composição).
Após a inscrição, o produtor deverá enviar uma quantidade mínima de um quilo da geleia dividida em, pelo menos, seis embalagens individuais para avaliação. As amostras devem ser enviadas em embalagens de comercialização, e o produto deverá estar rotulado conforme a legislação vigente.
Os cinco finalistas das duas categorias, simples e mista, serão premiados com valores em dinheiro. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019 e já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais, mel e cerveja.
Para o presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles, o evento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil é uma oportunidade “ao desenvolvimento das pequenas agroindústrias e ao desenvolvimento ecológico e comercial da região onde vivem os participantes”.
Participantes
Nilza Pires de Camargo Favero, de Piedade, fez alguns cursos do Senar-SP e começou a produzir geleias artesanais há cerca de seis meses. Sob o nome de Geleias Jupati há cinco sabores: frutas vermelhas; manga e maracujá; morango e limão; morango e abacaxi e abacaxi com pimenta. Seus produtos são vendidos diretamente na propriedade, de maneira online e em eventos locais.
Esta será a primeira vez que participa de um concurso. Apesar disso, se diz confiante, pois, segundo ela, “as geleias são maravilhosas”.
O fluminense Marcos Levy de Oliveira Pacheco possui uma propriedade em São José do Barreiro onde são produzidos queijo de ovelhas, carne premium de cordeiro, framboesa, blueberry frescos e congelados, uvas (suco natural, vinho e espumante) e geleias.
Há quase um ano iniciou a produção de geleias e participará do concurso da CNA. É a primeira vez que estará num evento de abrangência nacional, que traz perspectivas para o trabalho que vem realizando e ações futuras.
“Temos muita expectativa principalmente para recebermos críticas construtivas que nos ajudarão na melhoria das nossas geleias”, afirma Marcos.
Deixe seu comentário