Home » Inclusão Digital no Campo: em 2018, destaque na programação do SENAR/SP

Inclusão Digital no Campo: em 2018, destaque na programação do SENAR/SP

28 de fevereiro, 2019 - por FAESP/SENAR-SP

O Programa Inclusão Digital no Campo do SENAR/SP está transformando vidas no meio rural do estado de São Paulo, com forte adesão dos sindicatos, produtores, jovens, adultos. Em alguns casos, os participantes se vêm, pela primeira vez, na frente de um computador. E, aí, nasce a grande transformação nas suas vidas. Na atividade, além das noções básicas de informática incorporam o uso do computador como ferramenta de trabalho, sabendo como utilizar a internet, além de cursos de Excel, voltado para planilhas e controles, e de Word, utilizado na elaboração de documentos de textos, como ofícios e cartas.

O Presidente Fábio Meirelles afirma que, com o programa, a instituição reitera o seu compromisso de manter o homem do campo, incorporando ensinamentos para que adquira conhecimentos necessários no mundo moderno. “É um transformador de vidas e muito nos orgulhamos do seu sucesso”.

A atividade foi implantada em 2018, dentro da grade programática, da área de promoção social do Senar/SP e conta com a adesão de 39 Sindicatos Rurais, num total de 41 turmas e 1.763 participantes. Destina-se às pessoas a partir de 14 anos, mas o foco principal está no produtor e no trabalhador rural adulto, para que este público também se aproveite da tecnologia para facilitar o seu trabalho.

O sucesso da atividade é absoluto, com depoimentos positivos e contundentes de instrutores, lideranças rurais. Com a atividade, a instituição proporciona ao homem do campo acesso ao mundo digital, necessidade absoluta no agronegócio mundo do agronegócio, pois a tecnologia é utilizada para diversos fins, como georreferenciamento da propriedade, aplicativos para aquisição de crédito rural, emissão de guias como GTA – Guia de Trânsito Animal, contabilidade e gestão das propriedades rurais, regularização de terras e atividades, controle de registro de rebanho, elaboração do CAR – Cadastro Ambiental Rural, emissão de nota fiscal eletrônica, acesso de cartório on line, comercialização virtual, estabelecimento de vínculos organizacionais, capacitação técnica e social, dentre outros.

Entre os objetivos específicos estão: apresentar ao produtor, trabalhador rural e seus familiares o universo do mundo digital, fornecer os conhecimentos básicos de operação e precisão dos controladores periféricos, criação e edição de textos e de planilhas eletrônicas e do uso da internet, apresentar os novos conceitos tecnológicos utilizados atualmente, como Wi-Fi, Tablet, Mobile, GPS, inteligência artificial, educação à distância, realidades virtual e aumentada, dentre outros, orientar sobre a busca das informações atualizadas por meio da navegação na internet, estimular a permanência do público na atividade rural, demonstrando a utilização de novas ferramentas para a modernização de seu cotidiano, promover a inclusão digital, demonstrando a facilidade na comunicação, pesquisa e contato com empresas e pessoas, incentivar os Sindicatos Rurais/Outras Instituições a firmar convênios para recebimento de doação de equipamentos e criação de telecentros, que contribuam para a inclusão digital de forma geral.

O programa está dividido em 4 módulos sequenciais, interligados entre si, considerando aulas de 2h30 por dia, a serem distribuídas de acordo com cada realidade. Número mínimo é de 12 inscritos por turma e o máximo, 20, obtendo-se a presença mínima de 80% nas aulas para aprovação e continuidade dos módulos subsequentes. Fica estabelecido que o certificado será fornecido apenas ao término do último módulo. Para que o programa possa ser realizado, o Sindicato Rural/Outras Instituições solicitantes deverá estabelecer parcerias locais com escolas de informática, instituições de ensino e religiosas, centros comunitários, usinas, lan house´s ou até mesmo utilizar salas próprias devidamente equipadas.

É mais um passo gigante de conhecimentos que o SENAR/SP disponibiliza ao homem do campo. “O aprimoramento constante do produtor é peça chave no sucesso do seu negócio”, conclui o Presidente do Sistema FAESP/SENAR/SP, Fábio Meirelles.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário