Fórum de Sustentabilidade: Palestras na Faesp com Especialistas em pulverização aérea
Instrumento de precisão para algumas culturas, a técnica ainda é cercada de mitos
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) realiza na próxima terça-feira (27), em sua sede, um Fórum de Sustentabilidade voltado ao tema “pulverização aérea”. As palestras ocorrem na Faesp, a partir das 9h30, com transmissão online com exclusividade aos sindicatos rurais paulistas.
A pulverização aérea é uma técnica comum em grandes culturas brasileiras, como soja e milho, utilizada para aplicar defensivos agrícolas e fertilizantes rapidamente em grandes áreas. Sua principal vantagem é a eficiência em emergências, como surtos de pragas.
No entanto, a prática é criticada pelos riscos de deriva, que podem afetar outras áreas e ecossistemas. Para reduzir esses riscos, a legislação brasileira impõe condições específicas para a pulverização, como o controle do vento e o uso de tecnologias que minimizam a dispersão dos produtos químicos.
Participarão do Fórum o diretor de Operações do Sindicato Nacional da Aviação Agrícola (Sindag), Cláudio Junior Oliveira, e o especialista em Polinização e Abelhas na Agricultura, Carlos Pamplona, que explicarão os mitos e verdades da pulverização aérea.
Também participarão Marco Aurélio Ceccon Pupo, auditor fiscal federal agropecuário da Superintendência Federal da Agricultura; Fábio Bengrozi, gerente do Programa Estadual do Uso de Agrotóxicos e Afins da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da SAA/SP; e Márcio Emanoel Lima, gerente do Programa Estadual do Comércio de Agrotóxicos e Afins da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da SAA/SP. Eles falarão sobre Regularização e Fiscalização.
O coordenador de Negócios de Agricultura de Precisão da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (COOPLACANA), Gabriel de Souza Camarinha, focará no uso de drones. Posteriormente a gravação em vídeo das palestras será disponibilizada em nossas mídias.
Compartilhe
Tags
Artigos relacionados
- FAESP apoia CPI para investigar ocupações em terras produtivas
- FAESP solicita às prefeituras do Estado a manutenção das atividades agropecuárias do setor de flores e plantas ornamentais
- PL 596/20 sobre inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, aprovado na Alesp, representa insegurança jurídica e a perda de competitividade no setor, avalia FAESP