Feira do Produtor Rural impulsiona produção agrícola e agrega valor às propriedades
A Feira do Produtor Rural é um dos programas mais procurados da grade de formação profissional. No estado de São Paulo, são realizados aproximadamente 40 Programas por ano, com aulas teóricas e práticas, nas quais os produtores rurais são capacitados e aprendem a comercializar seus produtos diretamente ao consumidor.
A profissionalização do homem do campo é parte de um processo educativo e participativo, com aprimoramento contínuo e dinâmico dentro da meta de garantir a melhoria das atividades.
Realização em Brejo Alegre
Preparar o pequeno produtor para comercializar a sua produção diretamente ao consumidor final, agregando valor à propriedade rural. Este é o objetivo do programa Feira do Produtor Rural, que será promovido pela primeira vez em Brejo Alegre (SP), por meio de uma parceria entre o SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a prefeitura.
Na próxima segunda-feira (31), será realizado no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do município, um seminário de sensibilização direcionado aos produtores rurais interessados em participar do programa. A capacitação é dividida em oito módulos, nos quais são debatidas normas e procedimentos para a organização do ambiente da feira e a venda de produtos, a identificação dos produtos existentes na propriedade e que podem ser comercializados, bem como o planejamento da produção, as boas práticas de fabricação de alimentos, as técnicas de comercialização, exposição de produtos e gestão do negócio.
A duração do programa é de sete meses, e as aulas ocorrerão a cada 15 dias, duas vezes por semana. Ao final do programa, os participantes terão aulas práticas de comercialização, nas quais será montada uma feira, que passará a ser permanente, provavelmente a partir de novembro deste ano. O número de vagas é limitado a 26 participantes. “A nossa expectativa é que ao final do ano os estandes de comercialização estejam preparados para comercializar produtos fresquinhos e de qualidade. É a oportunidade de criar uma fonte de renda para o produtor rural”, diz Maria Fernanda.
O presidente do SIRAN, Fábio Brancato, destaca a parceria com a prefeitura como fator determinante para a realização do programa em Brejo Alegre. “É muito importante que haja união entre as entidades, para que bons programas deem resultados. É exatamente o caso da Feira do Produtor Rural. Dá certo porque há demanda, existe o programa do Senar, a participação do Sebrae, e o SIRAN para catalisar esse processo. E porque a prefeitura abraça a causa. Sendo assim, é certo que este programa será um sucesso”, afirma Brancato.
Deixe seu comentário