Home » FAESP/SENAR-SP reforça a importância de denúncias para minimizar insegurança no campo

FAESP/SENAR-SP reforça a importância de denúncias para minimizar insegurança no campo

24 de agosto, 2021 - por FAESP/SENAR-SP

O Sistema FAESP/SENAR-SP tem desenvolvido gestões junto aos órgãos do governo no que se refere ao tema segurança no campo. Neste ano, em uma parceria envolvendo as Secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Segurança Pública, a entidade busca construir um modelo em caráter perene que dinamize as ações de segurança na área rural. Para isso, a FAESP reforça a importância das denúncias por parte dos produtores e dos Sindicatos Rurais, para que priorizem informações que auxiliem os órgãos de segurança pública no combate ao crime, quer seja contra a pessoa ou seu patrimônio.

O objetivo da FAESP/SENAR-SP é manter a população informada e incentivar que façam as denúncias quando forem vítimas, para que os órgãos de segurança pública tenham os registros dessas ocorrências e as áreas nas quais os crimes ocorrerem não se apresentem, na análise dos dados criminais, com ilhas de tranquilidade. Nesse sentido, o planejamento do policiamento se fundamenta em dados objetivos, permitindo mais sucesso nas ações preventivas e repressivas.

Projeto Segurança Rural

Há anos, a FAESP desenvolve um trabalho interno junto ao público que habita as áreas rurais, por meio de levantamento de dados sobre a criminalidade, também palestras e informações escritas.

O Sistema FAESP/SENAR-SP, contando também com o apoio do SEBRAE-SP apresentou, no início de agosto, à Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, um conjunto de Projetos Integrados para a melhoria do setor agropecuário no Estado de São Paulo, e entre eles se destaca o “Projeto Segurança Rural”.

O aumento nos índices de criminalidade aponta a vulnerabilidade do campo que, pela fragilidade da efetividade do policiamento ostensivo preventivo, vem se tornando campo fértil para as ações criminosas. A situação é agravada pela omissão da vítima ao não notificar suas ocorrências.

O sucesso do combate aos crimes em áreas rurais conta com ações integradas com as comunidades locais, entidades de classe e lideranças civis, bem como a exploração das tecnologias existentes na ampliação do poder de vigilância.

Outros pontos de destaque no Projeto Segurança Rural são as ações focadas na informação do produtor rural através de pesquisas sobre a criminalidade no meio e em reforçar a divulgação sobre casos em que as denúncias obtiveram sucesso e os infratores foram apreendidos.

Operação de Sucesso

Na última semana, uma operação da Polícia Militar integrando o policiamento ambiental (4º BPAmb) e o policiamento de área (30º BPM/I), realizada em Pirangi – SP, obteve sucesso ao evitar o roubo de dois tratores Massey Fergusson 4275.

Na ocasião, a polícia perseguiu três suspeitos que tentavam fugir utilizando os tratores roubados, um dos indivíduos conseguiu fugir a pé e os outros dois foram presos. Durante a apreensão dos tratores, foram encontrados revolveres, cartucheiras, munições e pertences das vítimas, que foram presas em um banheiro da propriedade rural pelos criminosos.

As vítimas apresentaram queixa e informaram que três indivíduos encapuzados invadiram a propriedade e os prenderam no banheiro do local. A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Bebedouros e os indiciados permanecem presos. Os objetos roubados foram devolvidos ao proprietário do local.


Estatísticas Oficiais

Atualmente, no Estado de São Paulo, há dificuldades em trabalhar estatísticas oficiais específicas para ocorrências no campo, mas após o anúncio do Governador de São Paulo, João Dória, sobre o AgroSP Seguro (que prevê medidas para a segurança no meio rural) na última quinta (15), o Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, afirmou que “a partir de agora, todas as ocorrências do campo irão para um índice específico”.

Ou seja, os registros de ocorrências policiais em áreas rurais darão mais informações para o combate à criminalidade no campo. Para que esse e outros projetos de seguranças sejam efetivos, a informação e colaboração dos produtores rurais e sindicatos responsáveis é indispensável.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário