Home » FAESP/SENAR-SP compartilha experiências de sucesso do Agro na Feira do Empreendedor

FAESP/SENAR-SP compartilha experiências de sucesso do Agro na Feira do Empreendedor

10 de outubro, 2022 - por FAESP

Estande do Sistema mostra a diversidade da produção rural com produtos de 16 produtores paulistas e oferece oportunidades de networking; experiência de realidade virtual mostra a produção de queijo

O Sistema FAESP/SENAR-SP apresenta, na Feira do Empreendedor 2022, uma amostra do que há de melhor da produção rural paulista. Mais do que produtos, são resultado de histórias de vida e do esforço de pessoas que se dedicam ao campo. No principal estande do Sistema, são 16 expositores com mel, cogumelo, cachaça, gim, licor, café, flores, plantas, palmito, frutas, legumes, verduras, óleos essenciais, artesanato e outros, oferecendo um excelente panorama da diversidade da atividade no Estado: Instituto Eco da Terra (@ecodaterra), Cooperativa dos Apicultores de Sorocaba e Região (@coapisbr), Cooperativa dos Produtores Rurais de Juquitiba e Região, Cachaça Sapucaia (@destilaria_sapucaia), Palmitos Zeca (@palmitozeca), Café dos Leais (@sitiosaoroqueserranegra), Café Nonno Marchi (@cafe.nonnomarchi), Pousada Cafezal em Flor (@pousadacafezalemflor), Chácara Semidu (@chacarasemidu), Flor a Flor (@dfloraflor), Entre flores e plantas, Tamada Plug Plant (@tamadaplugplant), Quintal de Vista Alegre (@quintaldevistaalegre), Suzana Shiitake (@suzanashiitake), Cooperativa Agropecuária de Caconde e Região-Coopac (cafecoopac.com.br), e Zenaide Artesanatos (www.artesbelasartes.com.br). Os visitantes podem conhecer com mais detalhes o trabalho dos produtores por meio de QR Codes colocados ao lado de cada item exposto.

Em parceria com a CNA, a FAESP/SENAR-SP trouxe para o estande a experiência de uma “fazenda virtual”, com óculos especiais pelos quais os visitantes podem “sentir um gostinho” de como é o preparo deste delicioso produto – no Rancho Maratana, na Serra da Mantiqueira de Minas Gerais – desde a ordenha do leite. “Esse recurso é usado nos cursos do SENAR”, diz Francisco Caio Vasconcelos, técnico da CNA que estava orientando a experiência. “A experiência virtual atinge muito bem a nova geração, levando tecnologia e inovação aos treinamentos. Como não é possível sempre levar um aluno para uma queijaria devido ao controle sanitário muito grande, o vídeo 360° nos transporta, de modo virtual, para dentro de uma queijaria artesanal, para que se possa observar todo o processo produtivo”, explica. Esse conteúdo está disponível também na Coleção Senar, e qualquer pessoa pode visualizar pelo computador ou smartphone acessando a plataforma.

“Eu não tinha ideia de como era feito o queijo”, diz Marcia Fusco, que ficou fascinada com a experiência virtual. “Às vezes vou ao supermercado e penso como o queijo é caro. Mas como você não conhece o processo, você não valoriza. É feito com todo aquele carinho, como se o queijo fosse um bebezinho. Fiquei encantada! Se não fosse o produtor rural não teríamos nada disso que vemos aqui”, ressalta.

Do Campo à Mesa

Em conjunto com o Sebrae-SP a Federação está no estande “Do campo à mesa, espaço dedicado ao contato direto de pequenos produtores do agronegócio e consumidores. Turismo rural, artesanato e alimentação, incluindo o processamento e comercialização de produtos, fazem parte deste espaço da Feira. Os visitantes podem comprar e conversar com produtores de café, mel, geleia e vinho, por exemplo, e conhecer como eles exploram as experiências ligadas ao turismo e artesanato em suas propriedades.

Para a empreendedora Lucy Mara Rocha Souza, da Cervejas L. Rocha, a feira foi muito importante para seus negócios. “Foi nossa primeira vez como expositor e já foi um sucesso, até tivemos de trazer mais produtos. O SENAR-SP nos ajuda muito nas capacitações incluindo educação à distância. A Feira do Empreendedor está sendo um divisor de águas para sermos reconhecidos no mercado. Conseguimos potenciais negócios que podem se consolidar futuramente, além da parte de e-commerce que tínhamos vontade de fazer e conseguimos parcerias para viabilizar”, declarou

“Queria agradecer ao SENAR-SP por todo o apoio que sempre nos dá tanto na parte de capacitação quanto no dia a dia, com os diversos cursos para o meio rural. Isso faz muita diferença. É um ótimo lugar onde podemos buscar conhecimento e onde eles sempre nos atendem muito bem”, declarou Pietro Luiz, proprietário do Capril Salto do Panema.

Silvia Fonte, produtora de cafés especiais, e proprietária do Sítio São Roque, que detém as marcas Café dos Leais e Serra Negra, destacou o valor de estar presente no evento. “Estar aqui na Feira do Empreendedor é uma oportunidade maravilhosa de apresentar os cafés da região do Circuito das Águas Paulista. Estamos muito felizes de poder divulgar nossa região como uma das grandes produtoras de cafés especiais. Tanto é que dos nove municípios que compõem o Circuito, nós somos ganhadores de prêmios consecutivamente há cinco anos no Estado de São Paulo como o melhor café em questão de qualidade”, disse.

Juliana Pacheco Limonta, proprietária da empresa Frescor da Mantiqueira, chamou a atenção para os cursos de agricultura orgânica que fez no SENAR-SP. “É um grande parceiro da Frescor da Mantiqueira. Eu já fiz curso de agricultura orgânica, de compostagem, de geleia, de conserva… Enfim, o SENAR-SP é um grande apoiador do homem do campo. Vale super a pena fazer cada um dos cursos”, elogiou.

“Essa integração do Sistema FAESP/SENAR-SP com o Sebrae mostra que o produtor não deve ficar somente para dentro da porteira de sua fazenda. Aqui na Feira testemunhamos o surgimento de novas ferramentas de acordo com a necessidade do produtor e um importante networking que acontece com efetivação de negócios e parcerias que antes a gente não sonhava que poderia ser possível. É uma estrutura belíssima essa que a FAESP/SENAR-SP montou na Feira do Empreendedor, para mostrar todo o aparato técnico de que o produtor necessita para avançar e ter cada vez mais êxito nos negócios”, declarou Ademar Pereira, coordenador adjunto da Comissão Técnica de Cafeicultura da FAESP.

O destaque das Mulheres do Agro

Outro estande da Federação é dedicado à Comissão Semeadoras do Agro. Juliana Farah, integrante da Semeadoras do Agro, Tereza Vendramini, presidente da Sociedade Rural Brasileira, e Valdete Adriana, consultora em Comunicação, participaram na sexta-feira do painel “O Protagonismo da Mulher no Agro”. Juliana Farah falou sobre as iniciativas para estimular o desenvolvimento do empreendedorismo feminino na agropecuária paulista. Ela ressaltou as iniciativas do Sistema FAESP/SENAR-SP em capacitação das mulheres, que estão assumindo cada vez mais postos de liderança no setor. “Nós, mulheres, temos de mostrar firmeza na administração dos negócios no campo. Com toda nossa delicadeza, temos de evidenciar essa firmeza”, declarou.

No sábado, o candidato a governador Tarcísio de Freitas visitou a Feira e esteve no estando das Semeadoras. Tarcísio disse, durante a visita, que pretende estimular iniciativas digitais e tecnológicas no estado. “Vamos trabalhar muito no fomento das startups para que a gente desenvolva aplicações, soluções que resolvam problemas do estado e também ofereçam soluções demandadas pelo próprio mercado.”

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

No primeiro dia de realização da Feira do Empreendedor, (7/10), o Sebrae-SP realizou a entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O evento contou com a presença da apresentadora Sabrina Sato, escolhida pela revista Forbes Brasil uma das 20 mulheres de mais sucesso do País.

Entre os destaques está Lucimara Rosa de Aguiar, da empresa NI, que venceu na etapa estadual da categoria “Produtora rural”, recebendo troféu “Ouro”. Ex-aluna do curso de Formação Profissional Rural do SENAR-SP, Lucimara é do quilombo Cafundó, de Salto de Pirapora, começou com o plantio de subsistência da comunidade e hoje fornece para comércio de grande porte, merenda escolar, presídios e para fora do município. “Eu fiz vários cursos de agricultura e de formalização. Como a gente não tem sabedoria, os cursos ajudam bastante”, disse ela, que também fez o curso de artesanato e agora está matriculada nos programas de apicultura e turismo rural.

Na categoria Produtora Rural, também foram vencedoras: Márcia Salzani, do município de Monte Alegre do Sul (troféu prata) e Leonice Vitorete Viana, do município de Garça, com seu projeto de Quitanda Itinerante (troféu bronze);

A premiação também contemplou as categorias Microempreendedora Individual (MEI) e Pequenos Negócios (ME e EPP), com troféus ouro, prata e bronze. Ao todo, 761 fizeram inscrições ao prêmio, contando sua história de sucesso, e também precisaram gravar um vídeo falando sobre os desafios que enfrentaram ao empreender e como conseguir superar as adversidades. Os materiais foram avaliados por uma banca julgadora composta por mulheres empreendedoras do Sebrae-SP.

Agricultura é cada vez mais importante no empreendedorismo

Realizada pelo Sebrae-SP, a Feira do Empreendedor é o mais importante evento para os pequenos negócios no país, e se estende até o dia 11/10 (terça-feira), na capital paulista. O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Tirso de Salles Meirelles, destacou que a presença da Federação no evento tem o objetivo de estimular o networking entre os participantes, o que vai propiciar o fechamento de negócios durante e posteriormente à Feira. “É um dos maiores eventos de empreendedorismo do mundo”, destacou.

“Nós estamos falando do estado mais pujante e na capital econômica, fazendo a maior feira de empreendedorismo do mundo”, disse, sobre o evento, o Diretor presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, também acrescentando a importância da participação do agronegócio: “Quando se percorre o pavilhão, percebemos o papel na agricultura nesse contexto. Do pequeno agricultor, do SEBRAE Tech, do ALI Rural e de toda essa parceria com o SENAR-SP”, disse. A abertura da Feira do Empreendedor contou também com Marco Vinholli, superintendente do Sebrae SP e Ivan Hussni, diretor-técnico do Sebrae SP.

Tirso Meirelles reforçou, ainda, que, hoje, a Feira do Empreendedor se tornou algo muito mais amplo que envolve indústria, comércio, serviços e o agro. “Todos juntos levando mais conhecimento para o empreendedor que quer fortalecer sua musculatura como micro, pequena ou grande empresa. Toda grande empresa começou pequena, por isso temos de fortalecer as pequenas para crescerem a fim de terem cada vez mais produtividade”, declarou o vice-presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP.

Serviço
Feira do Empreendedor 2022
Data: 7 a 11 de outubro
Locais: SP Expo – 1,5, Rodovia dos Imigrantes – Jabaquara
e Plataforma Sebrae Experience

Informações e inscrições:

https://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br

Informações sobre a feira virtual:

https://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/conheca-o-sebrae-experience

Galeria

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário