FAESP/SENAR-SP celebra as conquistas ao lado do Agro paulista em 2022
Fábio de Salles Meirelles
O Sistema FAESP/SENAR-SP se orgulha de ter caminhado ao lado da agropecuária paulista em 2022. O Agro paulista tem muito a celebrar neste ano, apesar de todos os desafios enfrentados no Brasil e no mundo. A Federação, ao lado dos Sindicatos Rurais, tem investido fortemente na defesa dos interesses dos produtores rurais do Estado. A agropecuária paulista registrou os melhores resultados dos últimos três anos, conforme a entidade divulgou recentemente.
Continuamos a desenvolver um papel essencial na formação do trabalhador rural paulista. A meta prevista é fechar o ano com 14.734 treinamentos e 210.346 participantes. Para 2023, haverá novas ações alinhadas com a preservação do meio ambiente, aprimoramento da produção e novas tendências de melhorias de práticas agrícolas.
No campo da inovação, lançamos a pedra fundamental do Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar, que funcionará em Ribeirão Preto. O Centro trará mais qualidade de vida para inúmeras famílias, beneficiando milhares de produtores rurais e toda a cadeia produtiva e a comunidade em geral.
Outro grande marco de 2022 foi a criação, em 8 de março, da Comissão Semeadoras do Agro. Concebida para ajudar a difundir o empreendedorismo feminino no agronegócio, a Comissão tem estimulado a formação de novas lideranças entre as mulheres. A mensagem das Semeadoras chegou a diversas cidades por meio de de inúmeros eventos ao longo do ano e no ano que vem teremos ainda mais resultados.
Na área de regularização fundiária, o Sistema FAESP/SENAR-SP realizou orientações junto à rede sindical e apoiou a sanção da Lei nº 17.517/22, que determinou a transferência em definitivo de terras pertencentes ao Estado para produtores rurais assentados. A Federação também esteve ao lado dos produtores ao combater as iniciativas de entidades e governos estrangeiros que, usando informações distorcidas e disfarçando ações protecionistas, prejudicaram o agronegócio brasileiro.
Uma grande vitória da pecuária paulista foi a decisão do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em retirar a obrigatoriedade da vacinação contra a febre aftosa no Estado. O Sistema FAESP-SENAR-SP teve participação significativa, por meio de reuniões de trabalho, propostas e gestões até que os aprimoramentos do Estado fossem reconhecidos pelo Mapa.
Em 2023, a Federação continuará a apoiar os produtores paulistas e a defender com firmeza os interesses do setor. Com as condições necessárias – sem sobressaltos e com segurança jurídica – o setor continuará a produzir de modo pujante, colocando os produtores e trabalhadores rurais como protagonistas de nossa história.
Deixe seu comentário