Home » FAESP reúne informações sobre prejuízos causados pela geada

FAESP reúne informações sobre prejuízos causados pela geada

27 de julho, 2021 - por FAESP/SENAR-SP

Em razão da forte geada que atingiu o Estado nas últimas semanas, e preocupada com os prejuízos e possíveis impactos no abastecimento, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) está elaborando um levantamento para verificar a extensão das perdas, bem como orientar seus sindicatos rurais filiados.

É fato que a mensuração mais precisa depende de levantamentos de campo, pois há uma variação entre microrregiões em função da intensidade da geada, das condições e estágio das lavouras. Porém, a FAESP considera de extrema importância ouvir os dirigentes sindicais sobre as culturas atingidas em sua região, número de produtores, as perdas na produção e prejuízos econômicos provocados pelo fenômeno climático. Isso irá contribuir para reunir subsídios para elaborar demandas que salvaguardem os agricultores e pecuaristas do Estado.

Para isso, a FAESP solicita aos dirigentes sindicais, por meio de suas equipes, que contatem os produtores por telefone e/ou outros meios para levantar as informações e se valham do apoio e informações prestados pela Casa de Agricultura (SAA/SP). As informações podem ser enviadas para o e-mail economico@faespsenar.com.br até dia 30 de julho de 2021.

Crédito e seguro rural

No atual cenário, a FAESP considera importante que os sindicatos rurais também informem os produtores que, na impossibilidade de não conseguirem cumprir com o pagamento do custeio ou parcela de contrato de investimento realizado para a safra, adotem as seguintes medidas:

  • É necessário formalizar a intenção de prorrogar os contratos, por meio de pedidos de prorrogação, datados e assinados, antes do vencimento das operações, com base nas diretrizes do Manual do Crédito Rural (MCR 2.6.9),
  • Os pedidos de prorrogação devem ser acompanhados de laudo técnico atestando a perda e estimativa de danos, além de planilha que demonstre a capacidade de pagamento do produtor rural. Aos Sindicatos interessados, a FAESP disponibiliza modelos para solicitação de prorrogação de débitos,
  • Para fins de confirmação dos problemas ocorridos em suas propriedades, caso seja necessário, é também aconselhável que os produtores façam registros fotográficos, datados, sempre que possível, das situações que motivaram o pedido de prorrogação. Igualmente importante reunir informações publicadas na imprensa sobre o tema em suas respectivas regiões, laudos da Casa de Agricultura (CDRS/SAA-SP) e eventuais decretos de situação de emergência ou estado de calamidade pública do município.

Além disso, aos produtores rurais que dispõem de seguro rural, é importante acionar rapidamente a seguradora para comunicar o sinistro e solicitar que seja feita a vistoria no local. Do mesmo modo, os produtores devem realizar laudo técnico, bem como se munir de registro fotográfico e documentação possível para comprovar as perdas.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário