Home » FAESP recebe Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

FAESP recebe Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

17 de julho, 2018 - por FAESP/SENAR-SP

A FAESP recebeu um grupo de 58 Coronéis da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, que visitou a cidade de São Paulo, na primeira semana de julho. O programa é parte oficial do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx), que tem como objetivo desenvolver oficiais que irão atuar nas mais altas patentes das Forças Armadas.

Os oficiais tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos, com uma palestra realizada pelo Chefe do Departamento Econômico da FAESP, Cláudio Brisolara. O tema foi o impacto da agropecuária no desenvolvimento da economia brasileira. A explanação seguiu-se com uma sabatina sobre a balança comercial, produtividade, alimentos transgênicos, tecnologia no campo e segurança no meio rural, dentre outros temas.

O evento ocorreu na sede da FAESP e foi aberto pelo presidente da entidade Fábio Meirelles, que destacou as similaridades entre o trabalho do homem do campo com o das Forças Armadas. “Tanto um como o outro tem interesse em defender a nossa terra porque ela oferece a possibilidade de produzir e sobreviver”, comentou Meirelles.

O CPEAEx dura um ano letivo e contempla estudos interdisciplinares, que envolvem Economia, Política, Relações Internacionais, Administração, Prospectiva, Defesa, Geopolítica, Liderança e Planejamento Estratégico do Exército. O curso inclui viagens a Brasília, Manaus, São José dos Campos, São Paulo, e Europa.

Cada localidade visitada tem o papel de abordar um desses temas. Em Brasília, por exemplo, os Coronéis estiveram na Presidência da República, assistiram a uma palestra com um Ministro do STF, visitaram o Ministério da Defesa e o Comando do Exército. A edição atual é chefiada pelo Cel. José Ramalho Vaz de Britto Neto, instrutor-chefe do grupo.

Em São Paulo, o assunto principal foi Economia e coube à FAESP o papel de aprofundar temas relacionados ao agronegócio. A delegação também visitou outras entidades representativas na cidade que trataram de questões sobre a indústria, transporte e logística.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário