FAESP realizará levantamento de custos de produção de grãos em Guaíra
Estudo será realizado em parceria com o Cepea/Esalq-USP e Sindicato Rural de Guaíra
No próximo dia 02 de abril, a FAESP/SENAR irá realizar o primeiro painel de levantamento de custos de 2024 no nordeste do estado, no município de Guaíra. O estudo foi organizado pelo Departamento Econômico da Federação, em parceria com o Sindicato Rural de Guaíra.
Diante da falta de dados disponíveis para o estado de São Paulo a respeito de custos para as culturas de grãos, a FAESP fechou uma parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA-Esalq/USP) no final do ano passado. Outro encontro também será realizado no mês de maio, desta vez em Paranapanema, no Oeste Paulista.
O método de levantamento é feito através do modelo de painel, em que produtores e técnicos se reúnem para definir a propriedade típica da região. Assim, calculam-se os custos da fazenda modelo, que são compostos pelos custos operacionais, depreciação, custo do capital próprio e da terra – contabilizando o custo total das atividades agrícolas. Tirso de Salles Meirelles, presidente do Siatema FAESP/SENAR-SP, ressalta a que esse levantamento é determinante para a saúde financeira de um empreendimento rural. “Esta análise fornece informações valiosas para o setor, possibilitando o desenvolvimento de estratégias para fortalecer a atividade agrícola na região”, disse.
Em Guaíra, o painel de custo de produção será voltado para grãos, sobretudo soja e milho. Posteriormente à realização do painel, serão divulgados os relatórios com os resultados econômicos obtidos no levantamento e apresentados em evento para os produtores das regiões produtoras.
Deixe seu comentário