FAESP participa do I Encontro de Negócios para a Agricultura Digital
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado São Paulo (FAESP), empresas do setor de tecnologia, startups agritechs, representantes do agronegócio e do Governo Federal reuniram-se no I Encontro de Negócios para a Agricultura Digital, que teve como objetivo discutir a transformação digital no campo e as perspectivas desse novo mercado. Os destaques da programação do evento, realizado em Campinas (SP), foram o lançamento do programa de inovação da Embrapa Informática Agropecuária, o TechStart Agro Digital, e o workshop do Observatório de Negócios Digitais da Agricultura Brasileira, uma realização da Embrapa e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O tema da inovação no agro é inquietante. O setor está cada vez mais despontando como uma fronteira da tecnologia do Brasil, até pela sua magnitude e relação com o PIB nacional. As discussões foram feitas em torno da inserção de novas tecnologias no campo, que vêm gerando uma produtividade maior na cadeia agrícola. Esse fator gera vantagens competitivas e de geração de valor ao setor, além de impor novos desafios às instituições ligadas ao setor agropecuário e de tecnologia.
No evento, a Embrapa mostrou diversas inovações e programas para consolidar a agricultura digital. A FAESP se fez presente com coordenadores de comissões e técnicos da entidade. Os assuntos pautados foram de lançamento do TechStart Agrodigital às Ilhas de Tecnologia das Unidades da Embrapa no Estado de São Paulo. Em uma segunda parte do workshop, houve uma rodada de negócios para a identificação de Oportunidades, focadas em cafeicultura, uso da biomassa, pecuária bovina de corte e de leite, horticultura, floricultura e fruticultura.
Cada painel apresentado no evento trazia um projeto diferente com ideias inovadoras para ajudar não só o produtor, objetivando a prosperidade de seus negócios e a confiança nos métodos tecnológicos, como também o meio-ambiente, de uma forma mais sustentável. As tecnologias apontadas como de maior interesse foram as relacionadas a equipamentos que facilitem as operações de campo, softwares e administração e soluções para melhorar a conectividade nas propriedades. Está prevista para outubro de 2019 uma segunda rodada de reuniões.
Deixe seu comentário