Faesp participa de oficina de apresentação da nova versão do sistema Cafweb 3.0.
Transição exigirá ainda novos testes pela equipe técnica do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
No início do mês, a Faesp participou da oficina de apresentação da versão de testes do sistema Cafweb 3.0, realizada pela diretoria de Departamento de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (DCAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é o instrumento de qualificação e identificação da agricultura familiar que foi instituído pelo Decreto nº 9.064/17 e, desde então, vem substituindo gradativamente a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) como a principal ferramenta de acesso do produtor rural às políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Sua validade é de três anos a contar de sua validação no Cafweb.
Durante o evento foram coletadas sugestões dos participantes para melhorias antes da homologação oficial do sistema, prevista para novembro. Todas as seções do sistema Cafweb 3.0 foram ajustadas, incluindo novo layout, integração de base de dados e remoção de algumas exigências para o cadastro do agricultor familiar.
“As mudanças que estão sendo feitas no novo CAF são extremamente positivas. Acreditamos que o novo sistema proporcionará um preenchimento mais intuitivo e eficiente para todos os nossos 40 Sindicatos Rurais habilitados para emissão do documento”, diz Tirso Meirelles, presidente da Faesp.
Ele destaca que a entidade criou um grupo no WhatsApp composto por 44 agentes técnicos dos Sindicatos Rurais cadastrados no Cadastro de Entidades Emissoras de CAF (CECAF), para dar suporte e orientação aos produtores.
A Faesp está tomando todos os cuidados para que não faltem orientações fundamentais à atualização dos dados cadastrais, prorrogação da validade das DAPs emitidas, realização de treinamento online e demais melhorias do tema. Além disso, está dando suporte aos novos Sindicatos Rurais interessados em obter o credenciamento como agentes cadastradores de CAF.
Deixe seu comentário