Faesp: Levantamento de custos de produção de café no Sindicato Rural de Franca
Produtores de café arábica participaram de encontros por videoconferência para o levantamento de custos de produção, nos municípios de Franca (SP) e Piatã (BA), para o projeto Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Por mais um ano, o Sindicato Rural de Franca integrou o levantamento, contribuindo para alimentar o sistema de informação de custo de produção e de mercado para o café, que vem sendo construído desde 2008. Uma importante ação que irá subsidiar as ações da CNA e FAESP para defender propostas de políticas públicas para o segmento. Somente sabendo o quanto se gasta de fato para tocar a atividade será embasar pleitos para o setor . O evento é custeado pelo sistema sindical patronal, em parceria com a universidade federal de lavras – ufla, com apoio da FAESP e dos Sindicatos Rurais.
No âmbito do Projeto Campo Futuro, o levantamento alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de riscos de preços, de custos e de produção na propriedade rural.
Os dados foram apurados em parceria com o Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA). Participaram do painel virtual representantes das federações de São Paulo (FAESP) e da Bahia (FAEB).
Dados preliminares obtidos no encontro mostram que os insumos foram os itens com maior peso no Custo Operacional Efetivo (COE), com 49,3% do total. Destes, os desembolsos com fertilizantes responderam por 35%, e os produtos fitossanitários, 13%. A mão de obra teve peso de 16% no COE, e a mecanização, 15%.
Deixe seu comentário