FAESP integra reunião com outras Federações para esclarecimento de Termo de Cooperação entre CNA e INSS
O Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), prevê agilidade nos processos. Dessa forma, o produtor rural não mais precisará se dirigir às agências da Previdência Social, tendo os benefícios requeridos diretamente no Sindicato Rural.
Nesta segunda-feira (28), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) participou de uma reunião virtual promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para o esclarecimento do Termo de Cooperação entre CNA e INSS. Também participaram da webconferência Federações da Agricultura e Pecuária de todo o país.
Durante a reunião, coordenada pela advogada da CNA, Drª Carolina Vieira de Melo, foi explicado que objetivo do acordo é permitir que as Federações da Agricultura filiadas à CNA e os Sindicatos Rurais filiados às Federações realizem, em favor do produtor, o requerimento de serviços do INSS, tais como benefícios rurais de aposentadoria por idade rural, salário maternidade rural, auxílio reclusão rural, pensão rural, revisão e recursos desses serviços.
Dessa forma, o produtor rural não mais precisará se dirigir às agências da Previdência Social, tendo os benefícios requeridos diretamente no Sindicato Rural.
As Federações da Agricultura dos Estados participarão de um curso no INSS que tem início em 28 de junho e termina em 9 de julho. Após o curso, cada Federação avaliará os riscos e responsabilidades de gerenciamento e operacionalização do referido termo instruindo assim sua rede sindical filiada a cerca da conveniência de adesão, bem como as exigências do INSS para formalização.
Deixe seu comentário