Home » FAESP faz pleitos em reunião da Comissão Nacional de Hortaliças e Orgânicos da CNA

FAESP faz pleitos em reunião da Comissão Nacional de Hortaliças e Orgânicos da CNA

07 de outubro, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

No dia 30 de setembro foi realizada, via webconferência, a reunião da Comissão Nacional de Hortaliças e Orgânicos da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Na ocasião, foram expostas atualizações de pesquisas, citando tecnologia de processo e serviços dentro da cadeia produtiva.

Demonstrando preocupação, a FAESP colocou à discussão o assunto do Fungo Antracnose, questionando o representante da EMBRAPA sobre a possibilidade da criação de um grupo de estudo para tratar do fungo e suas consequências, ressaltando o quanto isso tem afetado a característica regional.

A Federação também questionou a possibilidade de levar uma ramificação da EMBRAPA Hortaliças para São Paulo ante a expressividade que o Estado tem perante a produção nacional de hortaliças, flores e frutas.

No segundo item de pauta, foi apresentada uma planilha demonstrando como as culturas estão sendo trabalhadas e como a EMBRAPA se organiza internamente para assessorar essas produções, assumindo o compromisso de dar resposta das pesquisas à sociedade, especialmente aos produtores.

Considerando que mesmo a EMBRAPA sendo uma entidade muito bem organizada, as restrições orçamentárias afetam os trabalhos uma vez que as pesquisas são caras. Foi demonstrado interesse em engajar produtores para entrar em contato com a EMBRAPA, repassando preocupações para que a instituição possa criar demandas que atendam diretamente os produtores.

Nesse assunto, deliberou-se a criação de um modelo para coletar as demandas dos produtores por intermédio das Federações da Agricultura.

Outro tópico tratado, por fim, foram as novas tendências de mercado – a citar o exemplo da preferência de consumo ser por delivery, com menor participação de restaurantes e outros estabelecimentos do gênero. Também se discutiram perspectivas do setor nesse momento em que as medidas de distanciamento social estão paulatinamente sendo reduzidas.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário