Home » FAESP divulga primeiro levantamento para a safra paulista de grãos 2023/2024

FAESP divulga primeiro levantamento para a safra paulista de grãos 2023/2024

18 de outubro, 2023 - por FAESP

Dados da Conab indicam queda de 7,5% na produção do estado

O Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) divulgou o primeiro levantamento para a safra brasileira de grãos 2023/24, a partir de dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O estudo aponta para uma produção no Estado de São Paulo de 10,57 milhões de toneladas, volume que sinaliza uma queda de 7,5% na produção, quando comparado com o resultado da safra anterior. A área cultivada com grãos deve se manter estável, em 2,61 milhões de hectares (-0,2%), porém a produtividade deve cair 7,3%, de 4.370 kg/ha para 4.051 kg/ha.

Esta primeira estimativa é concebida no contexto de início do plantio das culturas de primeira safra e indica produções menores que as registradas no ciclo anterior para todas as culturas de verão, exceto sorgo. Contudo, tendo em vista que os cultivos de milho e soja ainda não se iniciaram – uma vez que os produtores estão aguardando precipitações favoráveis para começar o plantio, e que apenas culturas menos relevantes para o estado iniciaram a semeadura, tais como arroz e feijão – as estimativas devem sofrer revisão nos próximos levantamentos.

O relatório indica que a safra paulista de milho 2023/24 está avaliada em 4,08 milhões de toneladas (redução de 13,4% no volume colhido ante o ciclo anterior); enquanto no caso da soja o volume produzido no estado deve retrair 4,2%, sendo esperadas 4,7 milhões de toneladas.

O relatório traz também números da produção nacional: após o recorde da safra anterior, a expectativa para a produtividade de grãos é de redução de 1,9%, para 4.029 kg/ha. Esses números também devem ser revistos em próximos levantamentos, uma vez que a semeadura desta safra está em fase inicial.

Acesse abaixo o levantamento completo e detalhado com números da produção dos grãos mencionados e muitos outros:

E para ter acesso a este e outros levantamentos importantes para o setor, clique aqui para visitar o Painel de Dados FAESP.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário