Faesp destaca inovação e tecnologia em encontro do Instituto CNA em Brasília
Evento celebrou 15 anos do Instituto CNA e apresentou avanços e desafios no setor agropecuário
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) participou, em 13/11, de agenda promovida pelo Instituto CNA (ICNA), em Brasília. O encontro marcou os 15 anos do Instituto e reuniu representantes de 22 federações estaduais para debater avanços e inovações tecnológicas no setor agropecuário.
Durante a programação, foram apresentados os resultados de um estudo realizado com produtores assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “O estudo identificou os principais desafios enfrentados pelos produtores quanto à adoção de novas tecnologias no setor agrícola. A análise incluiu a disposição dos produtores em adotar novas tecnologias e o grau de investimento que eles estão dispostos a fazer para integrar essas inovações em suas rotinas”, destacou Thiago Rocha, assessor técnico do Departamento Econômico da Faesp, que representou a entidade no evento.
Outros pontos relevantes incluíram as apresentações das plataformas AgriTrace, para a rastreabilidade de cafés especiais com Indicação Geográfica, e dos protocolos de garantia de origem, que certificam produtos como carne angus e leite A2A2. As iniciativas estão em linha com o compromisso da CNA em assegurar a qualidade e a procedência de produtos agropecuários brasileiros.
A reunião também abordou o impacto da inteligência artificial no agronegócio, com palestras sobre como essa tecnologia está transformando a produção e a comercialização no setor. Segundo Rocha, “a inteligência artificial é uma ferramenta transformadora, mas exige preparo dos produtores, pois pode ser excludente para quem não se adaptar a essas ferramentas”.
No período da tarde, os participantes visitaram o Hub CNA, onde foram apresentados projetos de startups voltados ao agronegócio. A visita reforçou a importância de fomentar a inovação por meio de parcerias estratégicas e apoio ao desenvolvimento de tecnologias disruptivas.
Para o presidente da Faesp, Tirso Meirelles, a troca de experiências com outras federações e o alinhamento às estratégias nacionais fortalecem o agronegócio paulista. “O papel do Instituto CNA é importantíssimo para promover a inovação como alicerce do futuro do setor agropecuário, conectando produtores às demandas do mercado e às tecnologias emergentes”, comenta Meirelles. “Em São Paulo teremos o centro de excelência em cana-de-açúcar, em Ribeirão Preto. Outro voltado a BigData, tecnologia e bioinsumos, em São Roque, e outro para formação de profissionais de irrigação e barateamento da técnica para chegar aos pequenos produtores, no sudoeste paulista”, diz.
Deixe seu comentário