Home » FAESP conquista pleito em prol dos produtores: Frascos para diagnóstico de brucelose e tuberculose terão menor dosagem

FAESP conquista pleito em prol dos produtores: Frascos para diagnóstico de brucelose e tuberculose terão menor dosagem

22 de julho, 2021 - por FAESP/SENAR-SP

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, passa a disponibilizar para o setor produtivo, frascos de testes usados para diagnóstico de brucelose e tuberculose com menor dosagem. Com isso, o IB atende à demanda do setor, procedida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) junto a Secretaria de Agricultura.

“Esse já um pleito antigo do setor. Os pequenos produtores, que já trabalham com margens estreitas, tinham de adquirir uma quantidade que não usariam e depois desprezavam, e isso não fazia sentido”, avalia Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP.

Com essa medida, as propriedades com número reduzido de animais de produção terão queda no desperdício de doses, além de tornar o procedimento de realização de teste, que é obrigatório, mais barato ao produtor.

“Dentre os pleitos apresentados pela FAESP, estava essa sugestão de analisar a possibilidade de redução de doses por frasco, que felizmente foi acatado e, dessa maneira, aliviando um pouco os custos do sistema produtivo”, pondera Meirelles.

O Instituto Biológico já começou a disponibilizar, em maio, as duas opções de frascos para o setor, uma com menos doses e também a opção tradicional, já conhecida pelo setor. Nesse contexto, veterinários encontraram no mercado AAT, antígeno para diagnóstico da brucelose, com 160 e 64 doses. Também estão sendo produzidas e, em breve, estarão no mercado: Prova Lenta de 60 e 24 doses, além das Tuberculinas Bovina e Aviária de 50 e 20 doses.

Produção acelerada

O Instituto Biológico produziu 5.484.430 doses de imunobiológicos em 2020, aumento de 20% em relação a produção de 2019. No mesmo período foram comercializadas 4.995.680 doses, o que representou um crescimento de 46,6% na arrecadação total de 2020, em comparação ao ano anterior. O IB é a única instituição brasileira autorizada a produzir este insumo no Brasil.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário