FAESP avalia estratégias para o setor em Reunião da Comissão Nacional de Aves e Suínos
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), através de seus representantes técnicos, participou junto com a Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais, da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da “Reunião da Comissão Nacional de Aves e Suínos”, realizada por videoconferência.
As conversas com a área técnica, especialistas do setor e produtores rurais incentivaram a criação de novas estratégias de trabalho para preservar o trabalhador do campo. Houve oportunidade para que a equipe do Núcleo Econômico da CNA fizesse projeções dos possíveis impactos da reforma tributária no setor, destacando que a maior questão a ser solucionada nas propostas vigentes é a queda de rentabilidade para o produtor.
A PEC, PEC 110/2019, no Senado, a PEC 45/2019, na Câmara e proposta de reforma do Governo Federal contêm pontos que precisam ser aperfeiçoados, em termos de tempo para ressarcimento dos créditos acumulados e da revisão das obrigações contábeis dos produtores, que poderão ser impactados pela diminuição do fluxo de caixa.
Em seguida, a apresentação contou com as demonstrações de resultados de um estudo de caso sobre desempenho zootécnico, rendimento ao abate, qualidade da carcaça e da carne, que pode ser superior, com apoio dos profissionais dos Núcleos de Execução sobre Sistemas Alternativos de Produção para Avicultura de Corte, Avicultura de Postura e Suinocultura. Todos reforçaram o compromisso com as boas práticas no campo, a segurança do agricultor e alimentícia.
Por fim, discutiram-se as percepções sobre o trabalho de sensibilização de todo o setor para que haja maior aderência ao Documento de Informação Pré-Contratual (DIPC), instrumento criado para mostrar a viabilidade financeira do negócio. Os integrantes da reunião também entraram em consenso nesse tema, destacando o DIPC como ferramenta fundamental para a integração e sustentabilidade econômica do setor.
A FAESP juntamente com a CNA e demais entidades vêm intensificando a mobilização em busca de melhores condições para a atividade rural. A ideia é incentivar o desenvolvendo de eventos virtuais para aproximar a cadeia do agro, as federações e demais instituições, como o Instituto Pensar Agro (IPA), para criar um discurso unificado e solucionar os gargalos da agropecuária.
Deixe seu comentário