Faesp apresenta balanço do Projeto Integrar a lideranças regionais
Eventos serviram para estimular a validação dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e mostrar o avanço do primeiro grande mapeamento do setor agropecuário paulista

Foi uma semana de muita troca de experiências. Essa foi a avaliação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, do I Encontro Regional de Lideranças de 2025, que reuniu dirigentes de mais de 200 sindicatos durante a última semana, nas cidades de Mogi Mirim, Taubaté, Bauru, Quatá, São José do Rio Perto e Ribeirão Preto. Além de discutir as demandas dos sindicatos, palestras sobre a importância da validação dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a apresentação dos primeiros dados do Projeto Integrar serviram para reforçar o compromisso entre as lideranças.
Meirelles reiterou a importância da participação de todos no Projeto Integrar, primeiro grande mapeamento do setor agropecuário paulista. A proposta é descobrir o tamanho real do agro paulista, seus desafios e as oportunidades com a abertura de novos mercados, além de construir um documento que possa ajudar a fomentar políticas públicas para o setor e o desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs) que façam a interação de toda a cadeia.
“Esses eventos são importantes para ver in loco o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos sindicatos. A Faesp, enquanto casa do produtor rural, tem buscado sempre estar atenta às demandas do campo, cobrando soluções para os problemas, mas também incentivando os produtores a participarem ativamente dos projetos que estão sendo desenvolvidos. O primeiro grande mapa do agro paulista será feito com as informações que eles nos passarem. Vamos mostrar a força do setor agropecuário, motor da economia nacional”, ressaltou Meirelles.
O coordenador do Departamento de Sustentabilidade, José Luiz Fontes, apresentou dados sobre o avanço do Projeto Integrar em todo o estado. Mais de 34.800 propriedades já foram visitadas, sendo que a grande maioria é tocada pela própria família, sem trabalhadores fixos ou sazonais. Entre as principais necessidades apontadas pelos produtores a agragação de valor lidera, com 24% das respostas, acompanhada pelo aumento da produção (18%) e acesso a novos mercados (16%).
“Essa é o primeiro grande balanço do Projeto Integrar que estamos levando aos sindicatos, como forma de reforçar a importância do trabalho que tem sido executado. Esse mapeamento vai nos ajudar a cobrar ações e dar visibilidade às necessidades do homem do campo e a força de trabalho existente. Ele irá, certamente, ajudar a balizar programas que venham a construir um setor ainda mais forte em nosso estado”, afirmou Fontes.
Para o presidente do Sindicato Rural de Bauru, Maurício Lima Verde, que sediou uma das reuniões, é o momento de juntar os amigos e dividir as expectativas, além de buscar soluções para problemas comuns.
“Esses encontros de lideranças que a Faesp promove são importantes para que todos possamos conversar sobre a região, além de acompanhamos questões importantes, como o avanço do Projeto Integrar, que será de grande importância para o estado”, concluiu Lima Verde.
Galeria
Fotos: Leandro Gasparetti/Magazine AgroFest
























Fotos: Sistema Faesp/Senar-SP











Compartilhe
Tags
Artigos relacionados
- Curso de silagem auxilia produtores rurais de São Paulo a melhorar a qualidade da produção de leite e traz benefícios para a região
- FAESP: Comissão Semeadoras do Agro estimula empreendedoras e novas lideranças femininas
- “Mulher no campo – Protagonismo e Proteção Social”, encontro de produtoras de café



Deixe seu comentário