Evento destaca a importância do protagonismo jovem no agro
No último sábado (24), a Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de São Paulo (FAESP/SENAR-SP) realizou “1º Encontro Estadual de Jovens do Agronegócio Paulista”, que reuniu as finalistas do Programa CNA Jovem, profissionais e jovens interessados no tema do evento. No mesmo espírito desta iniciativa realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o evento teve o objetivo de fortalecer o protagonismo do jovem no agronegócio paulista, promovendo a troca de experiências e conhecimentos. Realizado on-line, o Encontro foi aberto com as boas-vidas do apresentador José Vicente Vieira com a palavra inicial de Jair Kaczinski, gerente Técnico do SENAR-SP, que destacou a importância de trabalhar a aprendizagem com o jovem agricultor. Contou com a coordenação de Claudete Morandi Romano, Chefe da Divisão da Promoção Social do SENAR/SP e Coordenadora Estadual do Programa CNA Jovem.
“Não se trata apenas de questões como inserção no mercado de trabalho ou o processo sucessório na propriedade. O jovem enfrenta diversos desafios e, hoje, a liderança não é mais é uma questão de dois C, o comando e o controle, e sim de quatro C: Coragem, Calma, principalmente nesse momento de pandemia, Conversa, que é o que estamos fazendo hoje, e o principal, que é a Colaboração”, declarou Kaczinski, também mencionando outros desafios, como a recuperação e preservação ambiental, a mudança na pirâmide demográfica e as tecnologias disruptivas, que chegam para mudar radicalmente as bases que sustentam o agronegócio.
Em seu pronunciamento, Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP e presidente do SEBRAE-SP, celebrou a oportunidade de realizar o evento, que visa fomentar a inovação e a tecnologia. “É desse modo que poderemos segurar os jovens na agricultura cada vez mais. O SENAR-SP, ao lado da CNA, está aqui para orientá-los no sentido de criar as condições necessárias para esse desenvolvimento tão importante. Este encontro criará as condições necessárias de intercâmbio para vencermos este desafio de desenvolver uma produção sustentável para alimentar a população mundial com qualidade, alta produtividade e preço justo para todos”, declarou.
Mario Antonio de Moraes Biral, superintendente do SENAR-SP, destacou a questão da transferência de tecnologia para o campo. “Os tempos mudaram, hoje esse processo deve considerar as condições socioeconômicas dos produtores. Deve ser uma tecnologia que ele seja capaz de adotar, adequada aos seus propósitos. Nós queremos que o produtor permaneça em sua terra, e que esta seja produtiva. Com a tecnologia que temos hoje não é necessário sair do campo para buscar melhores oportunidades de emprego e renda”.
Na sequência, a engenheira agrônoma Larissa Pereira do Amaral, assessora do Departamento Econômico da FAESP, apresentou a palestra “Cenário do agronegócio paulista”, abordando temas como tecnologia no setor rural, marketing digital, comunicação e educação financeira. A palestrante trouxe um extenso panorama sobre a produção no Estado, os grandes números e estatísticas, as perspectivas para os próximos anos e a atuação da FAESP para fortalecer o setor.
Protagonismo jovem no agronegócio
A mesa-redonda “Protagonismo jovem no agronegócio – Desafios, lideranças e possibilidades”, reuniu três jovens egressos do programa realizado pelo CNA em anos anteriores. Antonio Moreira Barroso Neto, coordenador da FAEC Jovem e da Rede CNA Jovem no Estado do Ceará, destacou os desafios da sucessão e a importância de conciliar tradição, experiência e inovação, respeitando tradições. Geiciane Batista dos Santos, assessora técnica do presidente da FAET/SENAR-TO, destacou a importância da autoanálise, para que o profissional possa mensurar sua evolução ao longo do tempo e suas perspectivas futuras, identificando qual é seu papel no negócio rural. Jaoquim Souza Lima Neto, secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente Estado de Roraima, mencionou a importância de ter participado do programa do CNA e a relevância que tem o conhecimento para fortalecer o agronegócio.
Claudete Morandi Romano, chefe da área da Promoção Social do SENAR-SP, fez a introdução dos trabalhos das finalistas, que foram apresentados na sequência. “A liderança, que foi tão mencionada neste evento, tem um papel importantíssimo no sentido de fortalecer a comunidade local, outras lideranças e o processo produtivo como um todo, sempre considerando os aspectos social, técnico e econômico. Assim como colaborar para que os jovens sintam-se pertencentes ao meio rural e resgatem seus sonhos e ideais, encarando os desafios que se apresentam. Por isso os jovens tem tanta importância neste cenário”, comentou para introduzir a apresentação dos trabalhos das finalistas do Programa CNA Jovem 2020-2021.
Esta competição baseia-se em oficinas e desafios para impulsionar o desenvolvimento de novas lideranças no campo, visando promover o desenvolvimento da agropecuária brasileira. As jovens paulistas integram o grupo de 80 finalistas selecionados entre os 3.742 inicialmente inscritos no programa. Em salas separadas, as três finalistas reuniram-se com os participantes interessados em conhecer mais detalhes sobre os projetos de cada uma delas.
- Colocando o boi na sombra: o projeto da zootecnista Caroline Lopes Monteiro tem foco na “educação financeira para jovens envoltos ao meio sindical”. A iniciativa surgiu de sua compreensão sobre o quanto é importante a educação financeira para o agronegócio.
- Diálogo entre os jovens líderes do campo e cidade: a professora de língua portuguesa Júlia Piveta Momesso, neta de pecuaristas e produtores do ramo da fruticultura, se inspirou na observação da ausência do diálogo entre os jovens líderes do campo e da cidade. Sua proposta é levar a esses públicos argumentos mais estruturados que possam fortalecer o debate sobre a importância do agro.
- Utilizar a rede CNA Jovem como propulsora no uso de bioinsumos: a zootecnista Camila Sayuri Tsuda tem foco na área educacional, com o objetivo de promover a disseminação e o uso de bioinsumos na agropecuária, pelo fato de ser um recurso de caráter mais sustentável, que também contribui para o aumento da produtividade.
Encerramento
Finalizando o Encontro, Claudete Morandi Romano falou sobre a proposta de criação, pelas finalistas, de uma comissão de jovens no âmbito da FAEPS/SENAR-SP. “Elas elaboraram um documento detalhado, que está em deliberação junto à nossa presidência. O objetivo é alavancar oportunidades para o campo com inovação, alinhando o desafio de diversificar atividades, buscando o aumento e a estabilidade na renda dos produtores, bem como promover o protagonismo jovem em um estado que é privilegiado no setor rural”, concluiu.
Deixe seu comentário