Home » Emprego formal recuou em dezembro, mas agropecuária paulista encerrou 2025 com saldo positivo

Emprego formal recuou em dezembro, mas agropecuária paulista encerrou 2025 com saldo positivo

06 de fevereiro, 2026 - por FAESP

Mesmo com a retração no fim do ano, agropecuária de São Paulo ampliou o estoque de trabalhadores com carteira assinada

Imagem ilustrativa onde mostra um fazendeiro em pé em um campo arado olhando para um trator ao longe.

O mercado de trabalho formal registrou retração em dezembro, período marcado pelo encerramento de contratos temporários e pela redução das contratações. No Brasil, cerca de 618 mil postos com carteira assinada foram fechados no mês, resultado da queda mensal de 23,5% nas admissões e do aumento de 12,3% nos desligamentos.

Apesar do desempenho negativo no mês, o balanço de 2025 foi positivo, com a criação de 1,28 milhão de empregos formais no país, elevando o estoque de postos de trabalho ativos em 2,7% na comparação anual.

No setor agropecuário, dezembro também apresentou saldo negativo, com a extinção de quase 44 mil vagas. Em 2025 o setor gerou cerca de 42 mil postos, que em comparação a 2024 significa um crescimento de 2,3% no total de empregos ativos que foi de 1,84 milhão.

Em São Paulo, o mercado formal fechou 224,3 mil vínculos empregatícios em dezembro, considerando todos os setores econômicos. No cálculo geral de 2025, porém, o saldo foi positivo, com a criação de 311,2 mil novos empregos, elevando o estoque para 14,63 milhões, crescimento de 2,2% em relação a dezembro de 2024.

A agricultura e a pecuária paulista acompanharam o movimento sazonal, com a extinção de 10,7 mil vagas em dezembro. No acumulado do ano, entretanto, o setor foi responsável pela criação líquida de 18,6 mil postos de trabalho, alcançando um estoque de 348,5 mil pessoas ocupadas, alta de 5,6% em um ano. O cultivo de laranja foi o que mais encerrou postos de trabalho.

Para acessar o relatório completo, elaborado pelo Departamento Econômico da Faesp com base em dados do Novo Caged, clique na imagem abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.

Capa do "Relatório de acompanhamento mensal dos empregos formais", elaborado pela FAESP onde mostra um fazendeiro de costas em um campo arado, com um trator ao longe.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário

    check-terms