Home » Cursos de Rédea e Casqueamento dão continuidade a Doma Racional, curso do SENAR/SP

Cursos de Rédea e Casqueamento dão continuidade a Doma Racional, curso do SENAR/SP

09 de agosto, 2019 - por FAESP/SENAR-SP

Nos próximos meses serão realizados os cursos de Rédeas e Casqueamento do SENAR/SP, que darão continuidade ao curso de Doma Racional, finalizado em uma parceria com sindicatos rurais. A Doma Racional angariou um grande número de participantes do interior de São Paulo, levando importantes informações ao homem do campo, diminuindo acidentes e proporcionando um ambiente de trabalho mais prazeroso.

O que diferencia a doma racional dos outros processos de doma é o uso da não violência, então, mediante ao conhecimento comportamental, natureza e psicologia do cavalo, os produtores usam todos esses quesitos para que a doma possa ocorrer sem a necessidade de violência. É tudo na base da paciência, da confiança e do bom relacionamento com o animal, fazendo dela um processo mais humanitário – o que faz com que o animal faça as tarefas com maior disposição.

Os benefícios que esse processo traz à doma de cavalos, aos muares, aumentam a confiança do animal para com o proprietário, assim, numa demonstração de afeto ao bom tratamento, ele procura retribuí-lo ao dono.Consequentemente, serão animais sem medo do ser humano e que se empenham mais ao aprendizado, procurando dar o melhor de si. Daí surge o desempenho ideal do equino, uma vez que o mesmo está mais disposto, no dia a dia de treinamento, a aprender as coisas com mais eficiência.

No processo de doma tradicional, os animais apresentam mais resistência e dificuldade a aprender, vendo o homem sempre como um inimigo. Logo, ele até se submete as tarefas que devem ser feitas, mas nunca dá seu desempenho ideal.Não há malefícios nesse tipo de doma. Na verdade, para o homem do campo, a doma é uma filosofia de vida, na qual a não violência, a paciência, a comunicação e o bom relacionamento com o animal têm que estar presentes.

De acordo com o professor Kleber Brandão de Godoy, a doma é uma das etapas da domesticação do cavalo e deve acontecer a partir dos dois anos e meio, dependendo da reação do animal. “Com essa idade o cavalo está mais receptivo, depois, com mais idade, fica mais difícil aplicar as técnicas”, comenta. O professor explica que o curso de Doma Racional é novo no SENAR/SP.

A técnica em veterinária Gabrielle Veruska também aprovou o curso. “Fiquei surpresa, de maneira muito positiva. Eu tenho cavalos e tudo que estamos aprendendo, aplico em meus animais com muito sucesso”. Destaca também o fato do professor respeitar o conhecimento de cada aluno. “Como cada participante está em um nível diferente, o professor atende a cada um dentro das suas necessidades”, conclui.

Nos próximos meses, nos cursos de Rédeas e Casqueamento, será dada continuidade ao aprendizado de outras técnicas necessárias para o trato com o animal.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário