Home » Curso sobre a N.R 31.12 leva Segurança no Trabalho com Máquinas e Implementos Agrícolas

Curso sobre a N.R 31.12 leva Segurança no Trabalho com Máquinas e Implementos Agrícolas

18 de novembro, 2019 - por FAESP/SENAR-SP

Presente no trabalho diário do campo, máquinas e implementos agrícolas devem ser utilizados segundo as especificações técnicas do fabricante, dentro dos limites operacionais e restrições indicadas. O manuseio também deve ser feito por trabalhadores qualificados e habilitados para as funções.

Em busca de capacitar e prevenir acidentes, o SENAR-AR-SP investe constantemente na qualificação do público rural, oferecendo gratuitamente em todo o Estado, cursos sobre a Norma Regulamentadora Trabalhista N.R 31, que ensina as práticas adequadas e seguras no trabalho com maquinários. Extensa e muito detalhada, poucos são os que conhecem e sabem aplicar inteiramente o que a Lei exige. Através de apostilas, com aulas teóricas e práticas o SENAR-AR-SP ensina os participantes a conhecerem a fundo as regras estabelecidas em cada item da lei e para cada tipo de máquina.

O curso Segurança em Máquinas e Implementos Agrícolas – NR.31.12, capacita os operadores diretamente na parte de segurança no trabalho das operações e manuseio desses equipamento durante a jornada de trabalho, ensina a como evitar os acidentes usando de maneira adequada o maquinário e implemento agrícola, de acordo com as normas previstas na legislação e ainda, a identificação de fatores de risco, símbolos universais, adesivos de segurança, noções de primeiros socorros e a importância da utilização de EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual, como luvas, óculos de proteção, botinas de segurança e também de Proteção Coletiva.

Na região de General Salgado-SP já foram realizados diversos cursos na área de Formação Profissional Rural, segundo o coordenador do SENAR-AR-SP, é grande a demanda na região pelos cursos, principalmente para os setores de cana-de-açúcar e pecuária leiteira e, que são firmadas muitas parcerias para projetos em associações de produtores rurais, fazendas e com usinas.

“A gente visa trazer treinamentos que realmente fortaleçam a agropecuária da nossa região, que ajudem no dia a dia do campo, tragam benefícios para os produtores e trabalhadores rurais a desenvolverem ainda mais a agricultura, a pecuária e fazer com que a gente tenha profissionais capacitados, treinados e prontos para o mercado de trabalho.” Enfatizou Alessandro Oliveira coordenador do SENAR-AR-SP no sindicato rural de General Salgado.Como foi o caso desta turma de 15 funcionários do Grupo Nova Aralco, onde os participantes puderam aprimorar seus conhecimentos durante o curso sobre a NR 31.12.

Para Vanderlei Lourenço, líder de colheita na Usina Generalco, “O SENAR São Paulo vem somar na nossa profissão, com novas técnicas e a gente é muito grato. É o quarto curso que eu faço e quero participar de outros, os instrutores explicam muito bem, passam muitas informações e tudo de forma dinâmica, que facilitar o nosso entendimento. E tudo o que eu aprendi aqui, levarei não só para mim, mas também para minha equipe de serviço, buscar reduzir riscos de acidentes e melhorar nosso rendimento nas funções.”

Há 3 anos como operador de máquinas leves na Usina Generalco, Fernando Ribeiro ainda não havia feito nenhum curso específico sobre a área que atua e destacou a importância de executar as funções corretamente. “O curso me proporcionou mais segurança nas técnicas com os implementos. Quando a gente vai fazer uma função, não conhece todo potencial do equipamento ou da ferramenta que está usando e as vezes, até está correndo risco, mas não sabe. E esse curso serviu para esclarecer a minha mente e me dar mais capacidade para manusear os equipamentos.”

“Os cursos oferecidos pelo O SENAR-AR-SP são de altíssima qualidade e mantém o público rural atualizado. A NR 31.12 trata da qualidade operacional e diretamente da segurança do trabalho diante das operações e manuseio de equipamentos durante a jornada de trabalho, isso sem perder rendimento, sem perder produtividade e, principalmente zelando pela integridade física do trabalhador.” Destacou Lucas Rangel Instrutor do SENAR-AR-SP.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário