Curso do SENAR-SP capacita produtores rurais para operação e manutenção de motosserra
Os cursos, projetos e programas do SENAR-SP, além de capacitar o produtor, visam proporcionar uma melhor qualidade de vida ao homem do campo. Assim, em parceria com o Sindicato Rural de Alta Noroeste (SIRAN), o Curso de Operação e Manutenção de Motosserra, do departamento de Formação Profissional do SENAR-SP, foi realizado na região de Araçatuba.
Dez produtores rurais participaram do curso que foi promovido pelo SIRAN em parceria com o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). As aulas foram ministradas entre os dias 9 e 11 de dezembro – foram 24 horas/aula, divididas em oito horas por dia, no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba, interior paulista.
Teórico e prático, um dos objetivos da ação é orientar o produtor sobre a legislação e a segurança com o equipamento. “Nós conversamos, orientamos sobre o manejo da máquina, os riscos e os cuidados que devem ser tomados para que nenhum acidente aconteça com o operador”, afirma o instrutor João Luiz Dal Ponte Filho.
Ele explica que o curso envolve toda parte de manutenção da motosserra, incluindo mecânica, lubrificação, dosagem de óleo dois tempos, recomendações de uso, tempo de descarbonização, EPIs (equipamentos de proteção individual), segurança no trabalho, carburação da máquina, e afiação de corrente. “Também abordamos parte de operação da motosserra, que inclui a derrubada de árvore e técnicas de corte de forma segura e adequada”, explica Dal Ponte Filho.
Ainda de acordo com o instrutor, cada curso é um aprendizado, tanto para o aluno quanto para o professor, pois é uma troca. “É obrigatório ter um curso de motosserra. Não vale de nada ter 10 anos de experiência sem um certificado que habilite a pessoa a usar a ferramenta”, finaliza o instrutor.
Motosserra e pandemia
A motosserra é um equipamento usado em diversos segmentos, entretanto, para a sua utilização segura e correta, é necessário observar criteriosamente alguns itens indispensáveis. Existe legislação específica quanto à aquisição e utilização, ao treinamento de operadores, aos itens de segurança e à utilização de EPIs específicos para a realização do trabalho.
Por se tratar de uma máquina muito exigida na realização do seu trabalho (corte de madeira), é fundamental que a manutenção seja feita sistematicamente para o perfeito funcionamento, produtividade e durabilidade.
Por causa da pandemia de Covid-19, foram seguidas as orientações das autoridades de saúde, com o uso de máscaras, álcool em gel à disposição, materiais de estudo desinfetados, e distanciamento. Os participantes receberam gratuitamente material didático e certificado de conclusão.
Fonte/Fotos: Sindicato Rural de Alta Noroeste (SIRAN) /Marcelo Teixeira
Deixe seu comentário