Home » Curso de Processamento Artesanal de Cana-de-Açúcar: Resgate Cultural e Qualidade no Meio Rural

Curso de Processamento Artesanal de Cana-de-Açúcar: Resgate Cultural e Qualidade no Meio Rural

13 de dezembro, 2019 - por FAESP/SENAR-SP

Com abordagens teóricas e práticas, o de Curso de Processamento Artesanal de Cana-de-Açúcar do SENAR-AR/SP leva conhecimento técnico sobre a manipulação e produção de subprodutos derivados da cana e ainda, estimulam o aprendizado e melhor qualidade de vida das famílias nas comunidades rurais.

Idealizado pelo departamento de Divisão de Promoção Social do SENAR-SP o curso é realizado gratuitamente, em parcerias com sindicatos rurais em todo Estado. Durante os dias de curso são ensinadas técnicas para o processamento artesanal de cana-de-açúcar para a produção de melado, açúcar mascavo e rapadura.

A crescente procura por produtos naturais têm impulsionado a produção de alimentos artesanais e várias receitas podem ser preparadas, valorizando e resgatando os costumes regionais.

No curso, os participantes aprendem desde a escolha do local apropriado, características e tipos de cana-de-açúcar, higiene pessoal e do local e procedimentos para o preparo dos subprodutos, educação nutricional e como evitar acidentes.

Em Uchoa-SP, o Curso de Processamento Artesanal de Cana-de-Açúcar reuniu vários produtores rurais da região, que destacam nas técnicas de processamento da cana, resgate das tradições familiares, trabalho em comunidade e qualidade de vida no campo.

Para a produtora rural Claudia Baffi Pellicciotta, o SENAR-SP incentiva os saberes e fazeres nas comunidades rurais. “A minha história com o SENAR-SP começou em 2008 e os cursos e programas me ajudaram demais, transformando a minha propriedade. São muito ricos em conteúdo, dinâmicos, práticos e nos dão uma visão efetiva de mercado e de como tornar a propriedade rentável de forma sustentável.”

“Achei o curso fantástico. Sou formado em agronomia há 40 anos e nunca tinha visto uma coisa dessas, fiquei impressionado com as técnicas, de fácil aprendizado e que agregam valor não só cultural, mas também nutricional. Muito diferente do que consumimos, sem falar da convivência que temos aqui e a rica troca de experiencias isso é conviver em comunidade.” Finalizou Paulo Ferreira, produtor rural.

“Através dos cursos de Promoção Social, o SENAR-SP faz o envolvimento da comunidade rural. Os produtores se ajudam, trocam experiencias. E, nesse curso de Processamento Artesanal de Cana-de-Açúcar, temos um regate cultural muito grande, que envolve todos os participantes. Percebemos a finalidade de melhorar a qualidade de vida deles, inclusive em termos de condições alimentares.” Destacou Maria de Fátima Caetano, Instrutora do SENAR-SP.

“Já realizamos centenas de cursos e programas do SENAR-SP, tanto na área de formação profissional, quanto de promoção social e vemos a preocupação que o SENAR tem de aprimorar e levar desenvolvimento, capacitação e melhores condições às famílias rurais.” Finalizou Siuze Davanzo, Presidente do Sindicato Rural de Uchoa.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário