Home » Curso de Processamento Artesanal de Banana Verde do SENAR-SP leva educação nutricional à zona rural

Curso de Processamento Artesanal de Banana Verde do SENAR-SP leva educação nutricional à zona rural

19 de maio, 2021 - por FAESP/SENAR-SP

O curso de Processamento Artesanal de Banana Verde – Biomassa, da área de Promoção Social do SENAR-SP, é uma atividade da linha de ação Alimentação e Nutrição e tem por finalidade a educação alimentar, o aproveitamento do excedente da produção rural, a valorização da cultura local e apresenta técnicas artesanais adequadas para o processamento de produtos alimentares para uso caseiro.

Além disso, as atividades oferecidas têm caráter educativo, preventivo e apresentam informações básicas sobre nutrição e saúde, educação alimentar e higiene, desde a aquisição da matéria-prima até o consumo.

Inédito em Caconde

Foi realizado pela primeira vez em Caconde o curso de Processamento Artesanal da Banana Verde – Biomassa, dos dias 19 a 21 de abril. O curso foi realizado por meio do Sindicato Rural de Caconde e, para Ademar Pereira, presidente do sindicato, as atividades do curso foram “extraordinárias e essenciais, com informações ricas e de sabores desconhecidos por todos da comunidade”.

Houve uma grande adesão ao curso, com participação maciça. A instrutora, Juliana Cristina Baldin, declarou: “a banana é um produto na mesa de todos, mas não se sabia que podia transformar essa matéria-prima em tantas outras preparações. É muito gratificante ver a alegria e satisfação deste conhecimento chegar aos que mais necessitam destas informações de resgate e educação nutricional neste momento tão oportuno que estamos passando”.

São Paulo é o Estado que mais produz banana no Brasil, e essa fruta é muito apreciada pela maioria das pessoas. Uma forma simples e econômica de agregar benefícios à fruta é o uso de produtos funcionais, como a biomassa da banana verde.

A biomassa pode ser definida como uma matéria orgânica utilizada para produção de energia, apresentando consistência de purê que é utilizado, principalmente, como espessante nas receitas, aumentando o volume e dando consistência aos pratos. “A fruta, quando verde, não apresenta cheiro nem sabor, então não interfere nas preparações. É uma ótima alternativa para incluir alimentos saudáveis na alimentação de toda família”, explica Juliana.

“Foi admirável ver a satisfação e a alegria dos participantes em confeccionar pratos deliciosos como nhoque, quibe, brigadeiro e outros. Foi um descobrimento de sabores, texturas e variedades, com a matéria-prima tão acessível e presente em todas as propriedades e lares das famílias do município”, conta a instrutora. “Eles ficaram entusiasmados em colocar em prática as receitas aprendidas no curso e saíram mais confiantes de que melhorar sua alimentação pode ser algo prático e barato”.

A banana verde contém cerca de duas vezes mais amido resistente. Esse alto teor de amido resistente se apresenta como grande aliado do organismo, ajudando a diminuir a absorção de gordura e glicose, portanto, é indicada para os diabéticos, pessoas que apresentam colesterol alto e para as que sofrem com prisão de ventre.

“É preciso trabalhar e intensificar estas ações do SENAR-SP que promovem a integração social e que tem a preocupação com a saúde e qualidade de vida do produtor rural”, finaliza Ademar.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário