Cuidados com a saúde e prevenção ao câncer de mama ao alcance das produtoras rurais
Cidades de Buri, Pilar do Sul, Porangaba e Monte Aprazível receberam o projeto “Semear é Cuidar”, que leva conscientização sobre saúde e combos de exames a cidades do interior
“No Brasil, 86% das mulheres que vivem no campo não têm oportunidade de fazer uma mamografia anualmente. Levamos essa preocupação ao Senar-SP, que tem um programa chamado Promovendo a Saúde no Campo, e a partir daí surgiu o Semear é Cuidar”, diz Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp. O Semear é Cuidar possibilita que mulheres façam o exame de câncer de mama e, em caso de suspeita, sejam inseridas no sistema público de saúde para dar continuidade ao tratamento.
Regularmente, as Semeadoras realizam o lançamento do projeto em cidades do interior paulista, sempre com a participação dos sindicatos rurais, para levar informação e um combo de exames para 50 mulheres em cada cidade visitada. As ONGs Orienta Vida e Pense Rosa, o Sebrae Delas, a Secretaria da Mulher do Governo de São Paulo e outras entidades parceiras viabilizam as ações.
Na cidade de Buri, onde o evento aconteceu no último dia 10, o presidente do Sindicato Rural, Murilo Cafundó Fonseca, destacou o ponto principal da iniciativa. “O Semear é Cuidar está no campo com um olhar atento para a saúde de mulheres que dedicam sua vida ao trabalho e à família”, apontou. No evento que aconteceu no mesmo dia em Pilar do Sul, o presidente do Sindicato Rural do município, Nabor Tadashi Ito, comentou: “Valorizar a saúde da mulher do campo para que ela possa exercer sua vocação como produtora rural, esse é um objetivo muito importante do projeto.”
“Viver bem, esse deve ser o objetivo de toda mulher que trabalha no campo. Com saúde de qualidade, que é o que o Semear é Cuidar incentiva”, disse Horácio Toshio Iwamizu, presidente do Sindicato Rural de Porangaba, no evento realizado naquela cidade em 14/10.
“As produtoras rurais muitas vezes deixam de lado os cuidados com a saúde. Isso não pode acontecer. O Semear é Cuidar dá uma oportunidade gigantesca de elas investirem em si próprias, para que tenham uma vida mais ativa”, falou Antônio Ginack Junior, presidente do Sindicato Rural de Monte Aprazível, onde o encontro aconteceu no dia 16/10.
Galeria
Deixe seu comentário