Home » Conheça as conquistas da Comissão de Meio Ambiente em 2018 e desafios para 2019

Conheça as conquistas da Comissão de Meio Ambiente em 2018 e desafios para 2019

30 de janeiro, 2019 - por FAESP/SENAR-SP

A Comissão Especial de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Energia, da FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), celebra as vitórias alcançadas em 2018, mas também está preparada para os desafios que virão em 2019. Sendo assim, a comissão tem as principais pautas pelas quais irá trabalhar, objetivando a segurança jurídica e o equilíbrio financeiro do produtor rural do estado de São Paulo.

Em 2018, na área de capacitação, o sistema FAESP/SENAR implementou 5 cursos importantes, tendo em vista que, produtor rural deverá buscar regularização ambiental para o cumprimento do Programa de Regularização Ambiental (PRA) em um futuro breve. Deste modo, foram incluídos os programas: curso de viverista (plantas nativas), curso de recuperação de áreas degradadas, curso de legislação ambiental, curso de outorga para uso dos recursos hídricos e curso para controle populacional do javali.

A FAESP também buscará dar mais agilidade aos procedimentos para licenciamento ambiental e autorizações para o manejo da fauna prejudicial ao meio ambiente, saúde pública, agricultura e pecuária, como o javali, lebrão, capivara e as maritacas. Com isso, a federação presidida pelo Dr. Fábio de Salles Meirelles espera garantir a segurança que o agricultor precisa para continuar produzindo.

Em relação aos recursos hídricos, a FAESP irá representar os produtores rurais nos órgãos diante das câmaras do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH), Fundo Estado de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (FEHIDRO), nos Comitês de Bacias Hidrográficas e em conselhos gestores de unidades de conservação.Sobre assuntos ligados a energia elétrica, a FAESP se preocupa com a tendência do governo em cortar subsídios para o setor agrícola e representará a classe rural entre os Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica das concessionárias que atuam em São Paulo, para evitar a geração despesas ao agricultor, aquicultor e irrigantes.

A FAESP fica à disposição dos Sindicatos Rurais para dialogar com conselhos de consumidores de energia elétrica em questões de qualidade e regularidade no fornecimento.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário