Home » Com impacto da Pandemia, bananicultores do Vale do Ribeira retomam exportação para a Argentina

Com impacto da Pandemia, bananicultores do Vale do Ribeira retomam exportação para a Argentina

19 de maio, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

Com o efeito da pandemia de Covid-19, os bananicultores do Vale do Ribeira viram as vendas despencarem, somando perdas que ultrapassam 40% da produção. É o que relata Jéferson Magário, Coordenador Técnico da Comissão de Fruticultura da Faesp, “vendíamos o quilo de banana a R$ 1,40 e, hoje, não conseguimos preço melhor que R$ 1,00”.

Por esta razão, diz, o retorno de exportação da fruta para a Argentina dá um alento ao produtor: “ainda é muito pouco, mas em tempo de crise, a gente tem que se reinventar, ter criatividade”.

Conta que parte da renda dos produtores foi embora com queda na demanda, “estamos sem entrega da fruta para a merenda escolar, bares, restaurantes. Com queda da demanda ficou acirrada a concorrência entre os produtores. Explica: é melhor ganhar menos mas ganhar alguma coisa, então ao saber do preço de um, o concorrente imediatamente baixa o seu preço”.

Com o mercado restrito, os produtores estão buscando novos mercados e tem possibilidades de vender seu produto a melhores preços, melhorando a rentabilidade da sua propriedade. “A bananicultura do Vale do Ribeira tem evoluído e muitos produtores têm todas as condições e qualidade para se colocar no mercado externo, onde existe falta do produto e os preços são mais atrativos”.

Conta que a abertura de mercado internacional é essencial para o produtor neste momento de crise. Países do Mercosul, especialmente Argentina e Uruguai estão receptivos à banana brasileira. “Então, precisamos aproveitar este momento para melhorar o fluxo de caixa”.

Apesar de uma crescente tendência de diversificação agrícola no Vale do Ribeira, a bananicultura permanece imbatível no topo do setor. Com 512 mil toneladas/ano, a região responde por 78% da produção do estado de São Paulo e quase 13% de toda a banana colhida no país.

Nove dos 10 municípios paulistas que mais produzem a fruta estão no Vale do Ribeira. Eldorado é o líder, embora perca para Miracatu e Sete Barras em número de pés.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário