CNA premia vencedores do Prêmio Brasil Artesanal de Mel 2024
Em sua 10ª edição, concurso destaca 10 produtos nas categorias de mel claro e mel escuro, reconhecendo a qualidade e valorizando os produtores.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) anunciou os vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal de Mel 2024, na quarta-feira (11), durante cerimônia em Brasília.
Na abertura, o presidente da CNA, João Martins, destacou a relevância do prêmio para a cadeia produtiva do mel e para os pequenos e médios produtores rurais. O evento contou com a presença de finalistas, familiares, diretores do Sistema CNA/Senar, presidentes de federações e representantes do setor produtivo.
O concurso foi realizado em parceria com entidades como a Epagri, Faasc, CBA e Ebram, reforçando a importância do apoio ao setor apícola. A vencedora na categoria mel claro foi Adriana de Bortoli, do Apiário Máximo, no município de Jaquirana (RS). Na segunda posição ficou o produtor Nivaldo Alves da Silva, do Apiário Sul de Minas, de Itajubá (MG). O terceiro lugar foi para Verno Luís, proprietários do Mel Três Coqueiros, no município de Maravilha (SC).
Já na categoria de mel escuro, o vencedor foi Valdinei da Conceição, do Mel Pantaneiro, de Corumbá (MS). A segunda posição foi conquistada pelo produtor Tiago Tineli, da Tineli Apicultura, de Salto Veloso (SC). A terceira posição ficou para a produtora Fernanda Cordova, do Apiário Rainha da Serra, do município de Lages (SC).
Os cinco primeiros colocados receberam prêmios em dinheiro e troféus com Selos de Participação Ouro, Prata e Bronze. Durante o evento, foram destacados os avanços da apicultura no Brasil, com produção recorde de 60 mil toneladas em 2022, posicionando o país como o nono maior produtor de mel do mundo.
Confira aqui a relação completa dos vencedores do concurso.
Deixe seu comentário