Capacitação para participação em Leilões Pepro de subsídio à heveicultura é tema de eventos realizados pela FAESP
Ações aconteceram em Barretos e São José do Rio Preto para formação de multiplicadores de conhecimento para darem suporte a produtores e sangradores
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) realizou em Barretos e em São José do Rio Preto – respectivamente nos dias 05 e 06 de outubro – os eventos de “Capacitação Técnica para os Leilões de PEPRO da Borracha Natural”, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e com o apoio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA-SAA/SP), do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-SP).
O Pepro é o “Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural”, uma subvenção econômica concedida ao produtor rural quando o preço de mercado de um produto está abaixo do preço mínimo definido pela CONAB. O objetivo do PEPRO é promover a garantia de renda ao produtor rural; e para receber este auxílio, o produtor deve arrematá-lo em leilões promovidos pela CONAB. Considerando as dificuldades enfrentadas pela cadeia produtiva da borracha natural e os baixos preços recebidos pelo látex coagulado, os leilões de PEPRO se configuram uma importante alternativa para mitigar a crise atual.
Os eventos foram realizados para capacitar Sindicatos Rurais, heveicultores, associações e técnicos que os assistem para que se tornem multiplicadores de conhecimento e estejam aptos a auxiliar produtores e sangradores a participarem desses leilões. Durante os eventos, os participantes interessados tiveram a oportunidade de realizar seus cadastros e contaram com o apoio de técnicos da FAESP, da CONAB e do MDA para solução de dúvidas e orientações.
Na primeira parte do evento, as técnicas da CONAB, Iara Ceci Malaquias Silva e Elouise Calderani Lezo, apresentaram o PEPRO e as etapas necessárias para participação no leilão, com destaque para o cadastramento no SICAN (Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes). Em sequência, o evento contou com uma parte prática, realizada diretamente em computadores, em que os participantes interessados puderam realizar seus cadastros nos sistemas exigidos para o leilão, com auxílio dos técnicos presentes.
Nos dois dias de evento, mais de 160 pessoas foram capacitadas. Em Barretos, estiveram presentes heveicultores e sangradores de 24 municípios da região e, em São José do Rio Preto, participantes de 37 municípios vizinhos. O evento também contou com a presença de heveicultores de outros estados, como Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Os participantes das capacitações receberam um manual com o passo-a-passo para cadastramento no SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores) e SICAN e com orientações sobre onde buscar corretores e como autorizá-los à representação do produtor/sangrador nos leilões. Os Sindicatos Rurais e Associações que participaram dos eventos foram capacitados e estão em condições de dar as primeiras orientações aos heveicultores e sangradores. O material pode ser baixado pelo link ao final desta matéria.
Na abertura dos dois eventos, a diretora do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar Rose Edna Mata Vianna Pondé trouxe uma palavra de agradecimento à FAESP pela organização dos eventos e elaboração do manual de capacitação, mencionando ainda o desejo de ampliar a parceria e desenvolver em conjunto outras ações, a fim de desenhar políticas adicionais de apoio à heveicultura.
Em Barretos, Ênio Melo Rodrigues, presidente do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande, entidade coorganizadora local, destacou a relevância da ação para reverter o momento difícil pelo qual passa a heveicultura, assim como se dispôs a acolher outros eventos e ações no município para ajudar os heveicultores e sangradores.
Em São José do Rio Preto, Sérgio Expressão, presidente do Sindicato que sediou a capacitação, destacou a importância do município no contexto da heveicultura nacional, pois São José do Rio Preto é o grande centro de produção de borracha natural em São Paulo e, por sua vez, no Brasil. “O evento foi um sucesso, com participação de muitos interessados. O setor vem passando por sérias dificuldades e os leilões Pepro são importantes para dar o suporte necessário para compensar esse quadro atual”, destacou. O agrônomo Antonio Félix Domingues, que já foi Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo e Presidente da CONAB, manifestou-se cumprimentando a todos pela iniciativa e fazendo uma sugestão para os leilões futuros. Na opinião de Domingues, o cadastramento de sangradores para participação nos leilões de subvenção poderia ser melhorado, de modo que cada propriedade ficasse responsável pelos cadastros dos seus respectivos sangradores.
O representante do Sindicato Rural de Barretos na Comissão Técnica de Silvicultura da FAESP, Ricardo Parisoto, também destacou o trabalho de esclarecimento a respeito das dúvidas sobre o cadastramento e de todo o processo para participar dos leilões. “Ficamos muito contentes com a iniciativa da FAESP e das demais entidades parceiras de estarem próximas ao produtor, fazendo esse trabalho de grande valia, demonstrando todo o esforço que a FAESP tem feito para dar suporte ao produtor de borracha”, relatou.
O Gerente do Departamento Econômico da FAESP, Cláudio Brisolara, teceu comentários sobre a organização do evento e os objetivos esperados, agradecendo a todas as entidades parceiras na organização e, principalmente, os Sindicatos Rurais locais que foram corresponsáveis pela organização das capacitações. Destacou também que outras capacitações devem ser realizadas para alcançar todos os interessados, assim como citou outros projetos e frentes de ação da FAESP para reverter a crise atual da heveicultura com medidas mais estruturantes.
A abertura dos eventos contou também com uma palavra de Elaine Cristine Piffer Gonçalves, representando a APTA e o presidente da Câmara Setorial da Borracha do MAPA – Ministério da Agricultura e Pecuária, Antônio Gerin, que não pôde estar presente, mas enviou um vídeo em apoio e agradecimento à realização das ações. Rodrigo Matos do Carmo, Gerente Regional do SEBRAE-SP, também usou a palavra e destacou dois projetos da instituição que podem ajudar a heveicultura: ALI Rural (Agente Local de Inovação Rural) e Empretec Rural.
Deixe seu comentário