Café de Caconde conquista mercado chinês
Uma missão chinesa de Taiwan lançou, em Caconde, o sachê de café, com produto originário da região. Os chineses, coordenados pelo empresário, André Wang, proprietário da empresa Shanon, foram recebidos pelo Presidente do Sindicato local, Ademar Pereira, que afirma terem os chineses tomado conhecimento do café especial , por intermédio do estande do SENAR/SP, na Feira do Empreendedor. “A excelência do nosso café está ganhando apreço internacional, pois também já recebemos missões do Canadá, Coreia”.
Afirma que a qualidade do café chamou atenção dos chineses, quando da visita à mostra. “Ficou demonstrada a qualidade do café produzido e como a organização de pequenos produtores e a agricultura familiar tem grande capacidade de gerar empregos e distribuir renda, contribuindo ao desenvolvimento local.”
Diz que qualidade do café é resultado de uma adubação controlada, balanceada. Todo controle de praga e doença é fundamental. “Torna a planta mais vigorosa, com maior resistência. Tudo o que um grão precisa para ter uma qualidade, uma doçura, tamanho”
Segundo Thyrso Meirelles, Vice Presidente da FAESP, que esteve presente em Caconde, para participação no Workshop Rural, esta brilhante iniciativa, com certeza, terá desdobramentos positivos, aferindo melhor renda, com menores custos ao produtor, eliminando a figura do atravessador.
Cita que a produção do café em sachê representa o êxito da aproximação do produtor com a agroindústria, iniciada com o Programa“Do Campo ao Consumidor, parceria do Sistema FAESP- SENAR/SP com o SEBRAE /SP, com o objetivo da transferência de conhecimento aos micro e pequenos produtores rurais paulistas sobre os aspectos do mercado e comercialização dos produtos. “Uma oportunidade para os produtores rurais adquirirem novos conhecimentos, aumentar a eficiência e a lucratividade em suas propriedades, bem como superar os desafios no escoamento da produção. Isso tudo somado, resulta em melhor geração de renda”.
Saiba Mais
O café de Caconde um dos mais reconhecidos e premiados do país vem se destacando no mercado, sendo um dos mais importantes em nível nacional. Um estudo realizado pela Universidade de Lavras relata que o café colhido por pequenos produtores de Caconde (SP) tem o menor custo de produção do Brasil. Isso porque os cafeicultores da cidade têm aderido a novas técnicas de manejo e o uso de mão obra familiar, em sua maioria, tem diminuído o custo com a produção.
Deixe seu comentário