Bordando e Tecendo a Arte no Meio Rural: renda extra nas comunidades rurais
Implantado em 2019 no estado de São Paulo pela área de Promoção Social do SENAR-SP, o Programa Bordando e Tecendo a Arte no Meio Rural já é um sucesso e tem despertado muito interesse nas comunidades rurais.
O programa também registrou grande aceitação dos sindicatos rurais, de parceiros, do público rural e até urbano.
O bordado é uma arte milenar de ornamentar os tecidos com fios diferentes, formando lindos desenhos. Esta arte, além de permitir o resgate cultural, para muitas famílias retrata uma nova opção de geração de renda.
Em Uchoa o programa superou as expectativas. Os participantes das primeiras turmas que se formaram no final de 2019 se surpreenderam com o conteúdo.
A troca de experiência, o convívio em grupo e as técnicas para aprimorar os bordados, ensinadas durante o programa, se destacaram entre os participantes.
Para a aposentada Antônia Perozin, o curso foi um regate cultural e ainda uma melhora na autoestima. “O curso foi maravilhoso. Me ajudou tanto no lado emocional, quanto no de comercializar minhas peças, porque assim que terminei o curso eu já comecei a vender.”
Grande admirador da arte de tecer, Paulo Minguetti, Adm. de empresas, inspirou-se nas lembranças da avó e aprimorou técnicas para customizar peças exclusivas. “Eu achei muito interessante o curso. Fiz para customizar peças como jaquetas, camisas e presentear amigos.”
“O programa ajuda a transformar vidas. Além de resgatar técnicas de bordar, ele incentiva o convívio na comunidade. Para alguns participantes, o curso é como uma terapia, eles se entusiasmam, e também representa uma fonte de renda, principalmente, para quem está fora do mercado de trabalho.” Destacou Sonia Buongiovanni, Instrutora SENAR-SP
“O SENAR-SP sempre inovando e mudando a vida das pessoas através dos ensinamentos. Aqui em Uchoa o programa superou todas as expectativas, tanto pelo aprendizado, conteúdo, cartilha muito bem elaborada, quanto pelo público, que lotou as turmas. E já temos novos interessados para próximas turmas.” Finalizou Siuze Davanzo, presidente do Sindicato Rural de Uchoa.
Deixe seu comentário