Home » Avicultura de corte discute Lei da Integração em Bariri-SP

Avicultura de corte discute Lei da Integração em Bariri-SP

22 de novembro, 2019 - por FAESP/SENAR-SP

Em 13 de novembro, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo promoveu evento com produtores integrados de aves de corte para discutir a implementação da Lei da Integração (Lei n° 13.288/16). O evento foi uma realização conjunto da FAESP, Assobari – Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri e Sindicato Rural de Bariri, idealizada a partir da demanda dos avicultores locais.

Na ocasião, a Lei da Integração foi apresentada em detalhes por Cláudio Brisolara, chefe do Departamento Econômico da FAESP, destacando-se as principais inovações instituídos para aperfeiçoar a relação entre produtores integrados e indústrias integradoras. Aspectos ligados aos contratos de integração, responsabilidades e obrigações das partes foram debatidos.

Com o objetivo de balizar os contratos e harmonizar as relações contratuais de integração, importantes instrumentos foram criados ou definidos na Lei n° 13.288/16: Contrato de Integração (com definições de cláusulas obrigatórias), FONIAGRO – Fórum Nacional de Integração, CADEC – Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração, RIPI – Relatório de Informações da Produção Integrada e DIPC – Documento de Informação Pré-Contratual.

Um dos elementos mais importantes e que foi motivo de interesse dos avicultores foi a CADEC. Essa comissão tem composição paritária e deve ser justamente o canal de negociação entre a integradora e os integrados. Ela é uma instância de negociação formal das cláusulas contratuais, aspectos técnicos, sanitários e comerciais.

Cada unidade integradora e os produtores a ela integrados devem constituir a sua CADEC, conforme o artigo 6° da Lei n° 13.288/16. Portanto, a FAESP está levando aos produtores integrados orientação, apoio técnico e jurídico para que a lei seja aplicada, a fim de viabilizar uma relação equilibrada de negociação entre os integrados e as integradoras, com ganhos para ambas as partes e sustentabilidade para a avicultura de corte brasileira.

A partir de 2020, outra ação estará disponível para os avicultores por meio do SENAR-SP. Trata-se do projeto Cadec Brasil que oferecerá capacitação técnica em preparação e condução de reuniões, técnicas de negociação e custos de produção, dentre outros temas.

Na reunião foi decidido que as avícolas da região – Itabom, Pluma e Rampo – serão contatadas, com o apoio da Federação, para iniciar tratativas com vistas a constituição das CADECs e implementação da lei da integração.

A FAESP continuará o trabalho de divulgação da lei da integração com palestras em outras localidades do Estado, mantendo o apoio técnico orientativo nas regiões já visitadas. A partir da constituição das CADECs será formado um núcleo de coordenação que integrará as ações das diferentes Comissões criadas no estado de São Paulo.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário