Home » Articulação política é necessária para garantir retomada de programas

Articulação política é necessária para garantir retomada de programas

17 de abril, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – FAESP, Fábio Meirelles, em ofício enviado à rede sindical informa que a entidade vem atuando junto aos Governos Federal e Estadual a fim de contornar os efeitos do novo coronavírus e da quarentena decretada no Estado de São Paulo no setor agropecuário.

Afirma que diversas atividades agropecuárias perderam seus mercados de comercialização abruptamente, a exemplo da fruticultura e olericultura que, devido à perecibilidade dos produtos, tiveram de descartar parte da produção. “Outras atividades sofreram e continuarão sofrendo impactos, caso da produção de lácteos, carnes, cogumelos e frutas da estação.”

Lembra que a cana-de-açúcar, principal atividade do Estado, enfrentará dificuldades imensas na safra 2020/21, considerando que o preço do petróleo (gasolina) e as restrições às atividades econômicas (quarentena) impactam o consumo de etanol que, em algumas regiões, chegou a cair 90%, o que dimensiona o problema a ser enfrentado.

Declara que para atenuar o impacto na comercialização de hortaliças, frutas e leite, a FAESP atuou para incentivar a retomada dos programas de compras públicas que abastecem escolas, hospitais, presídios e outros órgãos de Estado, projetos essencialmente atendidos pela agricultura familiar.”A reativação dos programas públicos trará grande alívio na comercialização da pequena agricultura, ao mesmo tempo que garantirá o abastecimento de parte da população com produtos frescos. A retomada do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar viabilizará a entrega da merenda às famílias com filhos matriculados na rede pública, ainda que as aulas estejam suspensas”.

Conclui dizendo que o momento é de promover articulação política junto aos municípios para garantir que os programas sejam retomados e/ou implementados. Por essa razão, a FAESP enviou ofício a todas as prefeituras do Estado, apontando os programas que podem ser operacionalizados.

A FAESP permanece à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que se façam necessárias.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário