Artesanato em Couro: segunda fonte de renda para famílias rurais
O SENAR-AR/SP busca constantemente aprimorar suas atividades no meio rural de forma sustentável, sempre priorizando a qualidade de vida e possível alternativa de renda às famílias rurais. Os cursos realizados pela Divisão de Promoção Social do SENAR-SP tem como foco a qualidade da produção artesanal local, conservando as características e expressões culturais e aplicando técnicas variadas para a produção do artesanato tipicamente rural, valorizando o aproveitamento da matéria-prima e os subprodutos da agropecuária.
A Promoção Social dispõe de 104 títulos nas diversas linhas de ação, dentre eles, oito programas. No de Artesanato em Couro, durante quatro dias e com material fornecido pelo SENAR-SP, os participantes aprendem sobre a construção de moldes e desenhos, métodos de corte e a aplicação de técnicas especificas para criação de bolsas, cintos, carteiras e até objetos de decoração como porta-retratos.
Em 2019, o Sindicato Rural de Nhandeara realizou cerca de 230 cursos e treinamentos das áreas de Promoção Social e Formação Profissional Rural do SENAR-SP com trabalhadores e produtores rurais da região. “Todos esses projetos visam a melhoria da vida no campo e do trabalhador rural e, aqui na região de Nhandeara, temos tido muitos resultados positivos”, diz Braz Onofre Ferreira, Coordenador do SENAR-SP no Sindicato Rural de Nhandeara.
O curso de Artesanato em Couro reuniu cerca de 20 alunos na Extensão de Base de Sebastianópolis do Sul. “Foi uma parceria excelente. Os cursos trouxeram muitos benefícios no município, muitas pessoas nos relataram que conseguiram emprego ou começaram a vender seus artesanatos depois dos cursos do SENAR-SP”, conta Lerci Tofoli, Coordenadora na Extensão de Base de Sebastianópolis do Sul.
“É importantíssimo o trabalho que o Sistema FAESP/SENAR-SP vem desenvolvendo. Temos boas parcerias, inclusive com prefeituras, com o intuito de agregar as pessoas e vemos uma melhora significativa tanto na qualidade de vida quanto da mão de obra no campo”, afirma Arariba Costa, Presidente do Sindicato Rural de Nhandeara.
“Os cursos do SENAR-SP são bem criteriosos, muito bem elaborados para atender 100% das necessidades tanto do produtor quanto do trabalhador rural.Levam mais que capacitação, abrem novos horizontes, despertam novas possibilidades e envolvem toda a comunidade”, segundo Acácio Motta, Instrutor do SENAR-SP.
Os participantes destacam a valorização do aprendizado, o trabalho em grupo e artesanal e, até novas possibilidades de alternativa de renda.
“É muito bom aprender a trabalhar com a matéria-prima, a dar mais valor aos produtos feitos artesanalmente e podendo até se tornar uma renda extra para nós.”, Jucelia Messias, aluna Curso de Artesanato em Couro.
“Os cursos melhoram a nossa autoestima, fazem a gente descobrir os nossos potenciais que até então, estavam escondidos e nem imaginávamos que conseguiríamos fazer.”, Luciana Chiquineli, aluna Curso de Artesanato em Couro.
“Já fiz muitos cursos do SENAR-SP e são de grande valia. Esse de couro por exemplo, achei fantástico. Podemos fazer uma bolsa, presentear alguém especial e com um produto diferenciado, único, exclusivo e 100% artesanal”, relata Anderson Benitez, aluno do curso de Artesanato em Couro.
Compartilhe
Artigos relacionados
- FAESP Informa: Criação do Programa Estadual de Fitossanidade da Banana visa prevenir e reduzir a disseminação de pragas no Estado.
- FAESP Informa:Prazo para vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa e brucelose é prorrogado para 30 de junho
- FAESP/SENAR-SP espera receber mais de 15 mil representantes do agro durante a Agrishow 2023
Deixe seu comentário