Home » Agropecuária perde 7,3 mil vagas no estado de São Paulo em outubro, aponta Faesp

Agropecuária perde 7,3 mil vagas no estado de São Paulo em outubro, aponta Faesp

18 de dezembro, 2024 - por FAESP

Atividades de apoio à agricultura, serviços de preparação de terreno e cultivo de cebola lideram desligamentos do setor no estado

O setor agropecuário paulista registrou saldo negativo de 7.324 postos de trabalho em outubro, de acordo com o relatório do Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp). As demissões atingiram 21.481 trabalhadores, enquanto as admissões somaram 14.157, resultando em uma redução mensal de 2% no estoque de empregos e de 3,2% na comparação anual.

Entre as atividades do setor, o cultivo de milho foi destaque, com a criação de 565 vagas de trabalho, impulsionado pelo início da safra. Contudo, outras atividades extinguiram número expressivo de postos, como os serviços de apoio à agricultura (-1.693 vagas), preparação de terrenos (-1.663 vagas) e cultivo de cebola (-1.292 vagas), reforçando a tendência negativa observada ao longo do mês.

Em nível nacional, o setor agropecuário também apresentou saldo negativo, com a extinção de 5.757 vagas de trabalho em outubro. Apesar do crescimento pontual na criação de postos em algumas atividades, como a produção de sementes certificadas (+4.694 vagas) e o cultivo de soja (+2.209 vagas), o saldo total do setor foi impactado pela extinção de vagas em atividades como serviços de preparação de terreno (-2.204 vagas) e cultivo de café (-1.944 vagas).

Para acessar o relatório completo, clique na imagem abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário