Home » Agropecuária paulista registrou retração no mercado de trabalho em novembro, aponta Faesp

Agropecuária paulista registrou retração no mercado de trabalho em novembro, aponta Faesp

22 de janeiro, 2026 - por FAESP

Apesar do encerramento de 4,5 mil vagas no mês, o estoque de empregos formais ativos da agropecuária foi superior ao de igual período do ano passado

Imagem ilustrativa que mostra um produtor rural de costas numa plantação de tomate.

O relatório de acompanhamento mensal dos empregos formais, elaborado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), mostra que o mercado de trabalho do setor agropecuário paulista teve saldo negativo de 4,5 mil vagas, em novembro de 2025. O encerramento de postos ocorreu mesmo com o aumento anual das admissões e a queda nos desligamentos.

O setor passou a contar com 359,2 mil trabalhadores formais, crescimento de 4,7% em 12 meses, mas queda de 1,2% ante outubro. A atividade de produção de sementes certificadas foi a que mais criou vagas (219), enquanto o destaque negativo foi o cultivo de cana-de-açúcar, com encerramento de 1.699 postos.

A redução de postos de trabalho formal também aconteceu no setor agropecuário nacional. Em novembro de 2025, o saldo foi negativo em 16,6 mil vagas. Com isso, o estoque de empregos do setor apresentou queda de 0,9% em relação a outubro, embora, na comparação com novembro de 2024, houve crescimento de 2,1%.

O cultivo de maçã foi o destaque positivo com a criação de 1.664 vagas formais, enquanto o cultivo de cana-de-açúcar seguiu o caminho oposto, com o fechamento de 3.494 postos de trabalho, sendo a atividade que mais encerrou vagas.

Para acessar o relatório completo, elaborado pelo Departamento Econômico da Faesp com base em dados do Novo Caged, clique na imagem abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.

Capa do relatório de acompanhamento mensal dos empregos formais de Janeiro de 2026.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário

    check-terms