Home » FAESP participa de eventos para tratar dos desafios do cultivo de café

FAESP participa de eventos para tratar dos desafios do cultivo de café

24 de maio, 2022 - por FAESP

Eventos realizados em Caconde trataram dos principais temas que envolvem a produção do grão no Estado

Nos dias 18 e 19 de maio, técnicos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) estiveram no município de Caconde para dois encontros de extrema importância para a produção de café do Estado de São Paulo. O objetivo foi tratar dos principais temas que envolvem a produção do grão no Estado.

No dia 18, cafeicultores e os técnicos discutiram o cenário do setor e as perspectivas da safra 2022/2023 em reunião de membros da Comissão Técnica do Café da FAESP, sob condução de Cláudio Brisolara, chefe do Departamento Econômico da FAESP, e Thiago Rocha, assessor técnico da FAESP, além da participação de Celso Vegro, diretor-geral do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e Sérgio Parreira Pereira, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Os participantes deliberaram a realização de um seminário protagonizado pela FAESP sobre o seguro rural para a cafeicultura.

No dia seguinte, os representantes da FAESP participaram da reunião da Câmara Setorial do Café, comandada por Ademar Pereira, coordenador adjunto da Comissão Técnica de Cafeicultura da FAESP e presidente da Câmara Setorial do Café, com a presença de produtores de várias regiões do Estado. Essa reunião teve uma palestra de Marcos Matos, diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Dentre outras atividades desse evento, foi realizada ainda uma homenagem de Ademar Pereira à Secretaria de Agricultura e à Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (CATI), na pessoa do Coordenador Alexandre Grassi, em agradecimento a todo trabalho da SAA e principalmente da CATI pelo apoio aos produtores da região. Além disso, foram distribuídos livros elaborados pelo centro de segurança alimentar e nutricional da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) que abordam receitas tendo o café como principal ingrediente.

Ademar Pereira, destacou o sucesso do evento e os bons resultados da parceria entre FAESP, SENAR-SP e Sebrae-SP.

Ele ressaltou a importância da união dos produtores e da iniciativa da Federação em prol da cultura cafeeira. “Foi um momento de alinhamento das informações e de troca de experiências entre as diversas instituições dedicadas ao cultivo do grão. Pudemos colocar nossas pautas diretamente na mesa do governo do Estado”, declarou. “Houve boa representatividade dos membros da Câmara Setorial, que cruzaram o Estado para estar aqui. Todos empenharam esforços para conduzir o evento de maneira brilhante. Estamos extremamente felizes pelo sistema FAESP/SENAR-SP oportunizar tudo isso para nós”, concluiu Pereira.

Galeria

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário