Curso de Artesanato com folhas, galhos, cascas e grãos de café do SENAR-SP traz novas oportunidades a produtores
O Sindicato Rural de Santa Fé do Sul realizou o curso Artesanato com folhas, galhos, cascas e grãos de café – Decorativos, da Promoção Social do SENAR-SP, em parceria com o Sebrae-SP. O objetivo do curso é confeccionar artefatos decorativos com folhas, galhos, cascas e grãos de café, utilizando as técnicas de esqueletização, colagem, montagem, revestimento e mosaico e foi realizado num espaço dedicado à comercialização do artesanato rural.
Cerca de 25 pessoas comercializam suas peças nesse local e todas já participaram dos cursos de artesanato do SENAR-SP.
“O curso foi extremamente importante porque proporcionou aos participantes e aos artesãos do município um novo tipo de artesanato para ser comercializado. São peças carregadas de valor cultural da região que, além da beleza, representam valor histórico. São artefatos diferenciados que vão contribuir para aumento na renda dessas pessoas”, afirma o coordenador do SENAR-SP no Sindicato Rural de Santa Fé do Sul, Emerson Ronaldo Assi.
Emerson também explica que Santa Fé do Sul possui um local denominado “Espaço do Artesão”, onde os próprios artesãos comercializam sua produção. “O curso foi muito bem aceito e os participantes ficaram entusiasmados para produzirem as peças e venderem naquele espaço”, conta.
O curso foi muito elogiado e bem recebido pelos participantes e contou com o incentivo da primeira-dama do município, que elogiou muito as peças produzidas e se espantou com os usos propostos desta matéria-prima.
“Foi muito importante para nós esse curso Artesanato com folhas, galhos, cascas e grãos de café decorativos. Trabalhando nele, nós aprendemos como escolher, conservar e armazenar os grãos, galhos e cascas”, relata Laís Lacerda, artesã e uma das participantes do curso. “As técnicas que desenvolvemos: as misturas, os produtos, a espera, a consistência, a secagem… são técnicas simples, mas que podem ser utilizadas em vários outros materiais que temos com abundância no cotidiano da zona rural”.
“As etapas da aplicação de cada produto enriquecem muito nosso conhecimento”, conta Laís. Ainda, segundo a artesã, esse curso abrange vários outros e traz um leque de informações. “Um material que era desconhecido passou a fazer parte e abriu um leque para outras possibilidades. Oportunidades de transformar a matéria-prima em artefatos e comercializar nos gratifica muito, e também estamos contribuindo com a natureza, então acho que esse curso foi muito bom porque, através dele, nós podemos fazer muito mais”.
De modo geral, o curso foi muito bem recebido pelos participantes, que ficaram satisfeitos com as peças produzidas, transformando materiais rústicos em peças requintadas.
“A realização do Curso de Artesanato com folhas, galhos, cascas e grãos de café representa resgate da tradição cultural da região, que já foi uma das principais produtoras de café no Estado”, finaliza Emerson.
Ainda neste ano, esse grupo irá participar do Programa Novo Olhar sobre a Organização Comunitária Rural.
Deixe seu comentário