Produtores assistidos pelo SENAR-SP dobram a produção através do Pró-Leite
Em 2017, o pecuarista João Hernandes Zara procurou o sindicato rural de Santa Fé do Sul para participar do Programa de Capacitação no Manejo Intensivo de Produção Leiteira, o Pró-Leite, do SENAR-SP. Produtor de leite no município de Santana da Ponte Pensa-SP, João conta que após passar pelo programa, sua produção saltou de 150 litros/dia para 350.
O Pró-Leite é um programa realizado pelo SENAR-SP, no qual pequenos produtores são capacitados no manejo intensivo de produção de leite a pasto, visando aumentar a produção e diminuir os custos da propriedade.
Para aumentar a produção de leite, João conta que investiu na compra de vacas, em melhoramento genético, com inseminação artificial e implantou o sistema de pastejo rotacionado, no qual os animais se revezam em piquetes para se alimentarem de pastagens, uma técnica utilizada para intensificar a produtividade.
Zara comentou os benefícios do Pró-Leite para os produtores que participam do programa: “O SENAR-SP ensina tudo, desde plantio de pastagem, alimentação animal, sanidade, genética. O curso foi essencial porque a gente acha que está fazendo a coisa certa, mas depois aprende que existem outras formas de fazer ainda melhor”, finalizou.
Para Emerson Ronaldo Assi, coordenador do SENAR-SP no Sindicato Rural de Santa Fé do Sul, a atividade da pecuária leiteira em São Paulo é muito desenvolvida. Ainda segundo o coordenador, mesmo munido de conhecimento, o produtor precisa se manter sempre atualizado para melhorar os resultados. “O intuito é fixar o produtor rural no campo, com bem-estar físico, financeiro e social”, explicou Emerson.
Os produtores que participaram do programa, que é gratuito, aprenderam detalhes sobre planejamento e gerenciamento da propriedade, formação e manejo intensivo da pastagem, manejo e qualidade de leite e boas práticas agropecuárias.
O SENAR-SP oferece o Pró-Leite em diversos municípios do estado de São Paulo que tenham atividade voltada para a pecuária leiteira. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural da sua cidade.
Deixe seu comentário