Home » SENAR/SP terá o curso Cogumelo Shimeji – Produção e colheita

SENAR/SP terá o curso Cogumelo Shimeji – Produção e colheita

13 de março, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

O SENAR/ está estruturando o curso Cogumelo Shimeji – Produção e colheita para o segundo semestre destinado a produtores e trabalhadores rurais. Shimeji é a designação popular, em japonês, para Lyophyllum shimeji (hon-shimeji), mas pode se referir a outros cogumelos comestíveis. No Japão, o shimeji é considerado o mais delicioso dos cogumelos, existindo uma famosa frase em japonês “kaori matsutake, aji shimeji” que significa o melhor aroma é do matsutake e o melhor sabor do shimeji.

A duração do curso será de três dias. Shimeji é um cogumelo mais rústico e adaptado a variações climáticas, sendo o de maior produção devido ao grande aumento do seu consumo.

É de cultivo relativamente simples, sem a necessidade de grandes investimentos devido a sua rusticidade. A produção vem apresentando aumento expressivo em razão da popularização do seu consumo, especialmente em decorrência da expansão da culinária oriental e também do aumento de consumo de fontes alternativas de proteína.

Em 2008 eram 265 produtores em 30 municípios de SP, em 2016, aumentou para 505 produtores, em 93 municípios, com uma produção aproximada de 12 mil toneladas/ano.

Aproveitando a fama de Lyophyllum shimeji, o Pleurotus ostreatus (shimeji-preto) foi comercializado como shimeji e, mais tarde, o Hypsizygus marmoreus (buna-shimeji) como sendo o shimeji. A JAS (Japanese Agricultural Standard), órgão responsável pelos padrões japoneses de agricultura, estabeleceu nomenclaturas próprias para cada um destes fungos.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário