Home » Entidades discutem novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos

Entidades discutem novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos

18 de fevereiro, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

Técnicos da Autoridade Portuária de Santos têm realizado reuniões com sindicatos, entidades empresariais, autoridades e representantes da sociedade civil, com objetivo de reunir informações de vários setores para elaboração do PDZ- Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos.

A SPA – Santos Port Authority, denominação adotada em 2019 pela diretoria da CODESP- Companhia Docas do Estado de São Paulo, quer garantir que o novo Plano traga mais investimentos, novos negócios e a modernização das operações no Porto de Santos.

Uma das reuniões foi realizada no início do mês (03/02), onde participaram representantes da FAESP/CNA e da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. A FAESP foi representada por Cláudio Brisolara, chefe do Departamento Econômico.

Abrindo a apresentação, foram apresentados os princípios e as possíveis ações para uma melhor operacionalização no Porto de Santos com o novo PDZ, especialmente com relação às políticas públicas previstas no PNLP – Plano Nacional de Logística Portuária, plano mestre, bem como o trabalho desenvolvido pela DINEG – Diretoria de Desenvolvimento de Negócios e Regulação, visando o planejamento mais próximo da realidade do Porto de Santos.

Na reunião foi apresentado a proposta do novo PDZ do Porto de Santos, que entre os aspectos, prevê a concentração de cargas em clusters, a habilitação do Porto para receber navios de grande porte, os chamados 366 metros de extensão, habilitando Santos como o “hub port” (porto concentrador de cargas) da América do Sul, a consolidação do PCPS – Plano de Contingência do Porto de Santos, com o mapeamento dos diversos planos de emergência existentes para padronização de procedimentos, as modelagens para novos terminais, o desenvolvimento de novas áreas e a preparação para desestatização.

Representantes da FAESP/CNA e da OAB, fizeram questionamentos e avaliações com relação ao Plano apresentado pela SPA. E, ao final, acordou-se que as entidades iriam encaminhar suas ponderações e sugestões para melhor execução do PDZ no Porto.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário