Home » Retirada de vacina contra aftosa ganha destaque em reunião na FAESP

Retirada de vacina contra aftosa ganha destaque em reunião na FAESP

28 de maio, 2019 - por FAESP/SENAR-SP

Em reunião realizada na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), a Comissão Especial de Bovinocultura de Leite se reuniu para discutir o andamento dos pleitos da instituição em prol do setor e também os desafios futuros para a produção. O encontro contou com a presença do Presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP, Fábio Meirelles, que fez a abertura do encontro, destacou a importância das comissões da FAESP e as ações empreendidas lembrando a força do sistema formado pelos 237 sindicatos e 323 extensões de base, cujo trabalho vem merecendo grande repercussão na imprensa e órgãos governamentais. “As nossas comissões devem caminhar em sintonia, sempre na defesa do produtor rural.”

“As nossas comissões tem realizado um trabalho muito importante, com apresentação e debate das principais demandas e conquistas dos setores da agropecuária e agronegócio nacional. É importante que os membros da comissão exponham suas opiniões, pois os assuntos que tratamos aqui estão chegando a inúmeros setores. Vocês podem observar na imprensa”, declarou Meirelles.

Na sequência, o coordenador da comissão, Wander Bastos, relatou o conteúdo das reuniões das Comissões de Proteína Animal com o CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária) e da 46ª COSALFA, que ocorreu em Cartagena, na Colômbia, com participação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo.

Relatou das hesitações e controvérsias para a retirada de vacina contra febre aftosa, que vem distanciando o Brasil dos mercados internacionais – além de aumentar os custos para o produtor rural Wander espera por uma resolução em breve. “Não podemos continuar com negativismo”, afirmou. Posteriormente, foram abordadas as instruções normativas 76 e 77 de 2018, que trazem regulamentações à qualidade do leite. “Estas INs determinam os deveres e penalidades para a indústria e produtores”, explicou.

Em outro momento, a engenheira agrônoma Érica Monteiro de Barros apresentou as propostas da FAESP para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) Safra 2019/2020 e expectativas do setor. Apesar do aumento das despesas com o fim do aproveitamento de créditos de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), confirmou tendência de elevação no preço médio mensal do leite. “Nos últimos meses, observamos uma alta no preço do leite pago para o produtor”, disse.

Por fim, os participantes discutiram opções para novas cargas horárias dos cursos de capacitação do SENAR-SP.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário