Home » Faesp inicia conversas com os pré-candidatos à Presidência

Faesp inicia conversas com os pré-candidatos à Presidência

30 de janeiro, 2026 - por FAESP

Primeiro convidado foi o jornalista e líder político Aldo Rebelo, que falou das propostas voltadas ao setor agropecuário

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) abriu nesta sexta-feira (30/01) a série de conversas com os pré-candidatos à presidência da República, recebendo o jornalista, ex-ministro e líder político Aldo Rebelo, pré-candidato pelo Democracia Cristã. A ideia do presidente da Faesp, Tirso Meirelles, é aproximar os produtores rurais dos candidatos, ouvir as propostas para o setor produtivo e colocar a Federação à disposição para ajudar na formulação de políticas públicas voltadas à agropecuária.

Rebelo disse que a melhor forma de garantir a segurança jurídica e manter os produtores no campo é reconhecer a importância econômica, social, comercial e geopolítica da produção da agropecuária brasileira. O Brasil, lembrou, é responsável pela segurança alimentar e uma parcela importante da população mundial. A produção agropecuária lidera a pauta de exportações. Ou seja, o equilíbrio da balança comercial está relacionado com a capacidade de produzir e exportar grãos, proteínas, carnes, além de minério de ferro, petróleo, que é o que o Brasil tem para exportar.

“A Europa oferece aos produtores rurais um elevado nível de subsídio. Os Estados Unidos fazem a mesma coisa. Você pode considerar o produtor europeu quase como um funcionário público, que depende do tesouro para poder sobreviver. No Brasil você tem problema de crédito, tem problema de seguro. Quando há um problema na safra, ou por queda nos preços internacionais, ou por alguma situação climática, choveu demais ou choveu de menos, e o produtor rural não consegue recolher o suficiente para pagar as contas, entra em colapso. É preciso proteger o homem do campo e garantir que ele continue produzindo”, disse o pré-candidato.

Meirelles elogiou a proposta de Aldo Rebelo de convidar os ex-ministros da Agricultura Roberto Rodrigues e Antônio Cabrera para trabalhar a questão do setor agropecuário em sua plataforma. Na visão do presidente da Faesp, o pré-candidato reforçou a importância do processo produtivo nacional, nas suas cadeias produtivas e os problemas cruciais da nossa nação.

“Um ponto importante da conversa é a promessa de abaixar os impostos, porque dessa forma você consegue trazer os investimentos e trazer segurança jurídica. É tão importante para a gente trazer os investimentos para cá, para reduzir os juros, para que nós possamos ter uma inflação mais baixa e trazer a produção agrícola mais sustentável. Outra preocupação é proteger os produtores rurais. Nossa cadeia leiteira sofre com a falta de controle na entrada do leite importado, prejudicando os pecuaristas”, explicou Meirelles. Além dos diretores e superintendentes da Faesp, presidentes dos sindicatos rurais, coordenadores e instrutores de todo o estado, os dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Com Terra (MCT), João Sidney Gessi e Marcelo Barison; e o ex-deputado por Santa Catarina, Valdir Colatto

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário

    check-terms