Home » Mesa São Paulo lança Rota do Queijo

Mesa São Paulo lança Rota do Queijo

31 de outubro, 2025 - por FAESP/SENAR-SP

Evento serviu para aproximar produtores rurais da população urbana e colocá-los em contato com grandes chefs

Foi uma grande celebração. A abertura da Mesa São Paulo, nesta quinta-feira (30), um dos principais eventos gastronômicos do país, serviu para o lançamento pelo governo estadual da Rota do Queijo de São Paulo, que reuniu produtores rurais e mestres queijeiros de várias regiões. Para o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) foi fundamental para o mapeamento dos principais laticínios artesanais paulistas e a construção de um projeto que visa desenvolver os municípios e dar visibilidade aos pequenos empreendedores.

Tirso Meirelles, presidente da Faesp, ao lado dos diretores Pedro Lucchesi e Marcio Vassoler, e do assessor especial Saimon Rosa, em visita à área dos expositores, lembrou que eventos como esses ajudam a aproximar a população urbana do meio rural, permitindo a venda direta. Ele frisou que é preciso agregar valor aos produtos do campo, então, ao invés do leite, há uma variedade grande queijos artesanais, dos mais diferentes métodos e com misturas que fazem o diferencial.

“Essa é uma festa espetacular, que aproxima o campo da cidade e leva ao consumidor produtos de altíssima qualidade, como queijos, embutidos, cachaças e doces, entre outros. Feiras como essas são importantes pela integração e o governo paulista dá exemplo de como se faz para manter o homem e a mulher no campo, produzindo e construindo um portfólio cada vez mais diverso e capaz de atender até os mais exigentes paladares”, frisou Meirelles.

O Mesa São Paulo exerce papel fundamental na valorização e divulgação dos produtos artesanais paulistas. Ao reunir chefs renomados, produtores rurais, pesquisadores e consumidores em um mesmo espaço, o evento cria uma vitrine privilegiada para que queijos, cafés, azeites, embutidos, vinhos, cachaças e outros alimentos típicos do interior paulista ganhem visibilidade e reconhecimento nacional. Além de promover o contato direto entre produtores e o público, o Mesa SP estimula o consumo consciente, fortalece as cadeias curtas de comercialização e reforça a identidade gastronômica regional, mostrando que a qualidade e a autenticidade dos produtos artesanais são diferenciais competitivos do agronegócio de São Paulo.

Participaram da cerimônia ainda Jorge Scheneider, presidente do Mesa São Paulo; o vice-governador, Felício Ramuth;  Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento; Marília Marton, secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas; Marcos da Costa, secretário de Direitos da Pessoa com Deficiência; a secretária de Desenvolvimento econômico em exercício, Mariana Rodrigues; o secretário executivo da Casa Civil, Fraide Sales; o presidente da Fundação Memorial da América Latina, Pedro Mastrobuono; o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da capital paulista, Armando Julio, representando o secretário Rodrigo Goulart.

Produtores

A premiada mestre queijeira Martina Sgarbi, de Parelheiros, na capital paulista, vê em eventos como a Mesa SP uma oportunidade de aproximar os pequenos produtores de chefs famosos. “Eles buscam sempre opções que possam harmonizar com risotos e carnes e precisamos ter produtos que possam fazer parte desse cardápio, entrando nos restaurantes da alta gastronomia. É uma oportunidade de fazer networking que não podemos perder”, explicou Martina.

Já Fernanda Bonanni, da Queijaria Bonanni de Itu, apontou a visibilidade como o maior benefício em participar desses eventos. “Somos pequenos e o Mesa São Paulo dá visibilidade àqueles que ainda não são conhecidos no mercado. É a oportunidade de mostrar a qualidade de nossos produtos”.

Rogério de Freitas, do Senhor Acepipes, da Vila Mariana, na capital paulista, que está entre os finalistas do Prêmio CNA Brasil Artesanal – Molho de Pimenta, ressaltou a importância da parceria do Senar-SP para mostrar o trabalho dos pequenos empreendedores. “Essa troca de experiências com outros produtores ajuda na construção de um setor agropecuário de São Paulo ainda mais forte”, concluiu.

Galeria

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário

    check-terms