Setor agropecuário paulista tem alta de empregos formais ativos em abril
Serviços de preparação de terreno lideram geração de vagas, segundo relatório da Faesp

O Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) divulgou relatório de acompanhamento mensal dos empregos formais, referentes a abril. As informações têm como fonte a Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED).
O estado de São Paulo registrou saldo positivo de 72.283 postos de trabalho formal em abril, conforme dados do Novo CAGED. Esse saldo resulta do elevado número de admissões no período, que totalizaram 730.954, aumento de 2,1% em relação a março e de 0,2% na comparação com abril de 2024. Os desligamentos, por sua vez, somaram 658.671, representando uma queda de 3% na variação mensal, embora ainda sejam 0,6% superiores ao registrado no mesmo mês do ano anterior. Com isso, ao fim de abril havia 14.602.450 empregos formais ativos, o que reflete um crescimento mensal de 0,5% e anual de 3,2% nos estoques.
No setor agropecuário paulista, o saldo continuou a ser positivo em abril, com a criação de 5.345 vagas. O número de admissões no período foi igual ao de março, um total de 23.980 contratos. Os desligamentos, contudo, cresceram 1,7%, atingindo 18.635 profissionais. Em relação a abril do ano anterior, as admissões caíram 10,2%, enquanto os desligamentos cresceram 3,8%. Assim, o setor contou, ao fim do mês, com 349.997 empregos formais ativos, alta de 1,6% em relação ao mês anterior.
Mais uma vez, os serviços de preparação de terreno se destacaram como a principal atividade na geração de vagas no setor, com saldo positivo de 1.612 postos em abril. As atividades de apoio à agricultura também se sobressaíram, com a criação de 937 vagas. Destacam-se ainda os cultivos de laranja e cebola, que geraram, respectivamente, 937 e 581 oportunidades de emprego. Por outro lado, ainda reflexo do fim da safra, foram encerrados 126 postos na sojicultura do estado.
Para acessar o relatório completo, clique no link abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.

Compartilhe
Tags
Artigos relacionados



Deixe seu comentário