Produtor Paulista conquista 2º lugar no maior prêmio da Apicultura brasileira
Atendido pelo Programa ATeG do Senar-SP, o trabalho com abelhas vem sendo desenvolvido desde 2015
O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) oferecido pelo Senar-SP tem ajudado a aprimorar o manejo e a organização da cadeia produtiva de diversos produtores, inclusive na apicultura.
“Nosso trabalho é abrir caminho ao produto”, explica Edson Sampaio, técnico de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O acesso à assistência técnica e às novas tecnologias tem propiciado organização de diversos segmentos, inclusive na apicultura.
Edson conta que a maior parte do polén no Brasil vem da China. Entretanto, as produções locais mostram que há possibilidade de crescimento e que com um produto 100% orgânico nacional há um mercado a ser conquistado.
O objetivo do AteG é estabelecer e implantar um modelo de gestão e de operação de assistência técnica continuada, que engloba todos os processos da cadeia produtiva da propriedade. Um exemplo da efetividade desse trabalho foi a conquista do 2º lugar pelo apicultor Sergio Takao Murayama, no Congresso Brasileiro de Apicultura (CONBRAPI), realizado no último dia 30, em Aparecida do Norte.
O apicultor realizou curso de Apicultura do Senar-SP em 2013, quando decidiu investir na modalidade na propriedade que pertencia a seu pai, o Sítio Murayama, em Registro. Com organização meticulosa, Sérgio começou a catalogar polén em 2016. E foi observando floradas (que mudam, em média, entre cinco e dez dias) e passou a investir na coleta de polén.
Segundo ele, a região do Vale do Ribeira conta com boa área de Mata Atlântica, o que possibilita um habitat rico de árvores frutíferas e ao trabalho das abelhas silvestres. Sérgio diz que tudo depende das floradas e das estações do ano, é difícil ter uma produção linear, mas, nos últimos meses, a coleta de suas 74 colmeias ultrapassou os 100 quilos mensais, um bom resultado para o Poleniza Apiário.
Para ele o reconhecimento da CONBRAPI é importante, pois demonstra o potencial da região. “Esse 2º lugar representa que o Vale do Ribeira tem potencial para o polén tão bom quanto o de Canavieiras”, afirma.
Presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles, destaca que a “Assistência Técnica e Gerencial oferecida pelo Senar é fundamental ao produtor rural e está disponível para ajudá-lo a gerenciar seu negócio como um empreendimento rural de sucesso”.
Deixe seu comentário