Feira da Agricultura Familiar reúne mais de 4 mil pessoas em Caconde
Integração de produtores e especialistas promove avanços na agricultura familiar e fortalece cadeia produtiva na Serra da Mantiqueira
A Feira da Agricultura Familiar, realizada entre os dias 6 e 8 de novembro, em Caconde, reuniu mais de quatro mil visitantes para discutir avanços e desafios no sistema agrícola. Com foco na cadeia produtiva local, o evento trouxe visibilidade ao setor, reunindo população local, produtores, empresas e instituições em painéis, oficinas e exposições.
Durante os três dias de feira, o público teve acesso a uma ampla programação técnica. Os painéis abordaram temas como sustentabilidade e mercado de café, manejo hídrico e genético na produção leiteira e melhores práticas de inovação agrícola.
A programação também incluiu novas oportunidades e alternativas de mercado para produtos regionais, como batata-doce, mandioca, café, mel e lúpulo. Além dos painéis técnicos, os visitantes tiveram a chance de interagir com expositores de sementes, defensivos agrícolas, maquinários e instituições financeiras.
A presença de especialistas, como o engenheiro agrônomo André Luiz Monteiro e o médico veterinário Marco Aurélio Bergamaschi, possibilitou debates sobre a adaptação da produção ao cenário de mudanças climáticas.
A programação incluiu, ainda, shows musicais e espaços para networking, promovendo um ambiente de integração entre produtores e parceiros comerciais.
Para Marina Marangon, assessora técnica do Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), o evento teve um papel crucial na promoção do desenvolvimento econômico da região. “A feira proporcionou uma troca de conhecimentos entre produtores e especialistas, o que fortalece a integração de toda a cadeia produtiva”, afirmou.
A feira contou com o esforço conjunto de entidades parceiras, que estiveram presentes na cerimônia de abertura através de representantes do Sistema Faesp/ Senar-SP, Sebrae-SP, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé) e universidades. Na sexta-feira (08/11) o evento recebeu o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Guilherme Campos.
Deixe seu comentário